Sistema Faema/Senar presente na Exposição agropecuária de Porto Franco

 Raimundo Coelho, a deputada Valéria Macêdo e o secretário- adjunto da Sagrima ao lado do instrutor Ismael Pedreira do Senar.
Raimundo Coelho, a deputada Valéria Macêdo e o secretário- adjunto da Sagrima ao lado do instrutor Ismael Pedreira do Senar.

Os produtores rurais de Porto Franco, foram beneficiados com a oferta pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – dos cursos de Olericultura e Piscicultura durante a 21ª Exposição Agropecuária de Porto Franco, (Expofran) ocorrida no Parque de Exposição Alfredo Santos, ocorrida recentemente naquela cidade.

Além das capacitações o Senar expôs em seu estande, minifábricas de farinha de mandioca e de cachaça, cujas apresentações ficaram por conta dos seus respectivos instrutores capacitados especialmente para tal atividade. No local, pode ser encontrado ainda, material de divulgação para atender as necessidades dos produtores que visitaram o estande do sistema Faema/Senar durante o período.

O organizador da Expofran, Itamar Miranda visita estande do sistema Faema/Senar acompanhado por Coelho e lideranças regionais, parceiras do evento.
O organizador da Expofran, Itamar Miranda visita estande do sistema Faema/Senar acompanhado por Coelho e lideranças regionais, parceiras do evento.

A Expofran é uma realização da Associação dos Produtores Rurais de Porto Franco (Aprofan) em parceria com o sistema Faema/Senar, com a prefeitura de Porto Franco e demais parceiros e visa difundir o setor agropecuário da região, buscando interação entre o produtor rural e as ações que dele origina-se. Na Expofran, o visitante pode conhecer um pouco da pecuária por meio da exposição de animais, (gado de corte, leiteiro, bovinos, caprinos e equinos) e de máquinas, carros, tratores e suplementos agrícolas. Enfim, tudo que pode facilitar o trabalho do homem do campo na tarefa de cultivar a terra e produzir mais e melhor para atender aos moradores da região.

A Feira Agropecuária manteve em sua programação shows culturais, parques de diversão e encontro de sanfoneiros e torneio leiteiro, com a participação de representantes de diversos segmentos – uma forma segundo a organização, de valorizar a cultura local.

A passagem do presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, ocorreu no último dia da exposição, tendo ele visitado o estande da entidade acompanhado por Edjailson Sousa, (secretário-adjunto da Sagrima), Valéria Macêdo, (deputada estadual), Deoclides Macêdo, (liderança política da região), Fortunato Macêdo, (Presidente do Sindicato dos produtores Rurais de Porto Franco) e por Itamar Miranda, (presidente da Associação dos Produtores Rurais de Porto Franco), responsável pela realização do evento.

“Vimos de perto a força da agropecuária do sul do estado apresentada em mais esta Exposição. Um grande prazer estar ao lado dos nosso companheiros produtores”, disse Coelho.

Já o produtor rural e organizador, Itamar Miranda, disse ter grande prazer em trabalhar ao lado do sistema Faema/Senar, um apoio indispensável, segundo ele para a realização da Expofran. A participação da Faema e do Senar é de grande importância, porque ajudam a elevar o conhecimento dos produtores da região”, disse ao tempo que afirmou ser importante a presença de Raimundo Coelho pelo carisma e amizade e o prestígio que nutre em todo o setor rural do Maranhão.