Sistema Faema/Senar discute parceria com governo estadual e federal

Firmar parceria com a Faema e o Senar, foi o objetivo da  reunião que ocorreu esta semana na sede desta instituição envolvendo as Secretaria de Agricultura Familiar, (SAF), Articulação Política, (Seap),  e outros órgãos, como: Instituto de Colonização e Terras do Maranhão, (Iterma), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, (Agerp), e, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa).

Participaram da reunião

Diretores do sistema Faema/Senar discutem parceria com governo estadual e federal para capacitação de produtores rurais.
Diretores do sistema Faema/Senar discutem parceria com governo estadual e federal para capacitação de produtores rurais.

, o presidente da Faema, Hilton Coelho,  o vice-presidente Raimundo Coelho e o consultor, César Viana. Do Senar, se fez presente, o superintendente Luiz Figueiredo e o Gerente de Qualificação Profissional, Carlos Antônio Feitosa. Da SAF, estava o secretário, Adelmo Soares, o adjunto, Francisco Sales e o superintendente de Organização Produtiva, Josenildo Cardoso. Da Seap participou a superintendente de Articulação Política da Chapada das Mesas, Verbena Macêdo. Já da Agerp, participou o presidente Fortunato Macêdo. Da Embrapa, prestigiou o evento, o chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa. Também estava no local, o diretor de Recursos  Fundiários do Iterma, Francisco Silva Freitas.

Piscicultura

A principal proposta apresentada pelos representantes dos governos, estadual e federal ao sistema Faema/Senar, foi capacitar produtores rurais  para a implantação de  projetos para o desenvolvimento da piscicultura, (criação de peixes em tanques), em variados municípios maranhenses, principalmente naqueles onde existe vocação para este tipo de negócio. De acordo com os participantes, o encontro entre os setores privado e público, serviu ainda para estreitar laços e alavancar a  produção  no campo.

Na oportunidade, foi apresentada a missão de cada órgão e instituição, bem como sua atuação no estado e  sua perspectiva no atual governo. O vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho, destacou o papel do sistema Faema/Senar e ressaltou as ações executadas em parceria com bancos oficiais, (Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia), governo   do estado e federal. Salientou a participação na vacinação  contra a febre aftosa, em áreas quilombolas e em pequenas áreas agrícolas, do treinamento a técnicos no programa CAR, (Cadastro Ambiental Rural) e a execução do Pronatec Rural, dentre outras ações de relevância.

“Nós temos parceria com o governo federal, com bancos oficiais e com o governo estadual, disse Raimundo Coelho, ao tempo que afirmou ser importante a ampliação  e fortalecimento entre os referidos órgãos, a fim de melhorar cada vez mais o atendimento em favor dos produtores rurais – público do Senar”, falou.

Parceria

O presidente da Faema, Hilton Coelho parabenizou o secretário pela iniciativa e reafirmou o compromisso de poder alavancar o setor rural por meio de ações de capacitação desenvolvidas pelo sistema Faema/Senar em parceira com o governo federal através dos programas de grande relevância, como o Sertão Empreendedor, Mapito dentre outros. Ele se disponibilizou a caminhar com os agentes imbuídos no processo de crescimento do Maranhão.

“A proposta de alavancar a produção, tendo como base a comunidade Itans é de fundamental importância”, disse ao se referir ao projeto base da equipe governamental apresentada na ocasião.

“Juntar técnicos, elaborar cooperativas e unir forças para levar conhecimento ao homem do campo, é a tônica desta empreitada”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Aldemo Soares, endossado pelo presidente da Agerp, Fortunato Macedo. A equipe presente amarrou novas discussões para os próximos dias.