
A Federação de Agricultura, (Faema), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), por meio do presidente Raimundo Coelho, firmou convênio com a prefeitura de Estreito e o Sindicato dos Produtores Rurais para a qualificação de produtores daquele município.

O ato ocorreu no encerramento da 2ª edição da Exposição Agropecuária de Estreito, (Expoest 2015), neste sábado, (12), na presença do secretário adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, (Sagrima), Edjailson Santos, do prefeito Cícero Neco, do presidente do Sindicato, Cássio Batista, do presidente da Agencia Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, (Agerp), Fortunato Macedo e outros representantes do setor agropecuário.
Além da assinatura de convênio foram entregues na oportunidade, certificados dos cursos de piscicultura e de beneficiamento de pescado aos participantes. A Expoest é uma realização do sindicato dos produtores rurais e dos pecuaristas da região, com o apoio do sistema Faema/Senar, do governo do Estado, (Sagrima), prefeitura, empresas privadas e bancos oficiais, (BNB, BB, Basa e Caixa).
Oficinas
Durante toda a semana em que ocorreu a Feira, o sistema Faema/Senar promoveu diversas ações de interesse do produtor rural, dentre elas, destacam-se os cursos de beneficiamento de pescado e de piscicultura. Os visitantes também puderam conhecer as Oficinas de beneficiamento de farinha de mandioca e de cachaça, ambas expostas no local.

De acordo com o presidente do sindicato, Cássio Batista, cerca de 50 mil pessoas passaram no parque durante a realização da Exposição, que serviu para o fortalecimento e a valorização da atividade pecuária, principal do município e da região tocantina, tendo por base o investimento de novas tecnologias e o melhoramento genético, com vistas a contribuir para a melhoria da produção rural.
“Informações atualizadas, palestras, workshops, leilões e comercializações de produtos agropecuários, foram algumas das atividades ocorridas na Expoest”, realçou Cássio Batista ao afirmar ser fundamental a parceria com o sistema Faema/Senar, no processo de capacitação de pequenos, médios e grandes produtores rurais.