Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Sistema Faema/Senar reinaugura Sindicato dos Produtores Rurais de Mata Roma

Programação da solenidade reuniu dezenas de pessoas que participaram de palestras, exposição e almoço em comemoração.

Equipe técnica da ATeG, durante o evento.

A reinauguração do Sindicato dos Produtores Rurais de Mata Roma (Sindmar) realizada nesta quarta (29), na sede do Sindicato de Mata Roma, foi marcada pela realização do I Encontro dos Produtores Rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e a certificação dos participantes de cursos realizados no município e em Anapurus, pelo Senar Maranhão durante este ano.

A solenidade foi realizada na propriedade do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Mata Roma, Onézimo Garreto. No local, os visitantes puderam conhecer o artesanato Art-Ilê, feito por um grupo de pessoas capacitadas pelo Senar. Foi exposta ainda a Cachaça Vale do Brejão, do produtor Lindomar Torres, que levou informações acerca da atividade durante a palestra.

Destaque para o café da manhã preparado e servido pelo grupo de mulheres participantes do curso Produção Artesanal de Alimentos, assim como o almoço, cujo cardápio foi à base de churrasco, foi feito por ex-alunos do curso de Transformação de Defumados. Ambos ministrados pelo Senar, por meio da Formação Profissional Rural (FPR).

Importância

A cerimônia contou com a participação do presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho que na oportunidade, proferiu palestra destacando a importância da atuação do Sindicato, para os produtores rurais e a formação do sistema CNA/Senar e Sindicatos, com vistas a fortalecer o setor agropecuário brasileiro.

“O Senar garante a melhor assistência técnica e gerencial para os produtores, e com o fortalecimento das atividades do Senar e do Sindicato na região, buscamos capacitar mais pessoas para atender às demandas importantes da região”, disse

A programação incluiu a apresentação de resultados da cadeia de Olericultura, pela técnica de campo, Márcia Vieira dos Santos. Outro que também colaborou, foi o produtor de cachaça Lindomar Torres, que discorreu sobre a marca Vale do Brejão. Um momento importante também, foi a entrega de certificados aos participantes dos cursos de FPR pelas autoridades presentes.

Onézimo Garreto, fala emocionado sobre a reinauguração do Sindicato.

O presidente do Sindmar, Onézimo Garreto, falou do trabalho desenvolvido pela instituição com o apoio da Faema e do Senar e destacou as expectativas para o próximo ano, que envolve a realização de um número ainda maior de treinamentos e de outras atividades em favor do produtor rural da região.

“Estamos com expectativa de implantar um polo da rede-Etec e passar a ofertar cursos técnicos com duração de 2 anos. Apresentamos o prédio ao presidente, e com as adequações necessárias temos a certeza que até o segundo semestre do próximo ano, já será possível a primeira turma. Vamos focar nos filhos dos produtores para que tenham acesso a essa importante formação para dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido no campo, fortalecendo a produção rural da região”, assegurou o presidente.

Revitalização

O coordenador da ATeG da região Leste Maranhense, Rodrigo Castro,  foi o organizador do evento juntamente com toda a sua equipe. Castro falou da importância da presença do programa na região tendo como forte parceiro, o Sindicato e a prefeitura.  Para ele, a revitalização estrutural do Sindicato fortalece a atuação do sistema Faema/Senar e aumenta o potencial do trabalho, alcançando um número cada vez maior de produtores rurais.

No Local, exposição de cachaça Vale do Brejão.

“Mostramos aqui, os resultados do trabalho feito nas propriedades em 2023. A parceria do Senar com os sindicatos é fundamental para as atividades do setor rural no Estado.  Com a revitalização do Sindicato de Mata Roma a tendência é ampliar os serviços da ATeg, de acordo com a demanda da região” afirmou, acrescentando que o sistema Faema/Senar e o Sindicato atendem 25 produtores na cadeia de olericultura e outros 25 na cadeia de piscicultura abrangendo os municípios de Mata Roma e Anapurus.

Presidentes dos Sindicatos de Mata Roma, Itapecuru e Chapadinha, na solenidade, com Raimundo Coelho.

Prestigiaram o ato, o prefeito de Mata Roma, Bezaliel Albuquerque, o secretário de Agricultura, Josimar Marques, o vice-presidente do Sindmar , César Andreghetto, o secretário de Administração de Anapurus, Júlio Lisboa, o secretário de Trabalho e Economia Solidária de Anapurus, José Ferreira, Júlio Pavão, secretário municipal de Educação de Mata Roma, e os presidentes de sindicatos dos municípios de Chapadinha, Lourinaldo Tavares e de Itapecuru-Mirim, José Augusto Monteiro.