


Seguindo a programação que inclui três etapas, o sistema Faema/Senar reuniu mais uma vez os jovens maranhenses que participam da primeira etapa do programa CNA Jovem, desde setembro. O evento tem ocorrido na sede da entidade com a presença dos gestores da Faema e do Senar.
Os catorze participantes vieram dos municípios de Balsas, Caxias, Chapadinha, Monção e da capital – São Luís. Todos ávidos para entender a proposta do programa que tem por objetivo desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil.
Voltado para brasileiros com espírito de comando em idade entre 22 e 30 anos, o programa vai preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o país de importador a maior exportador mundial de alimentos.
O jovem integrado no programa terá oportunidade de envolver-se em trabalhos e discussões de grande relevância para o Brasil e terá acesso a lideranças de referência em nossa sociedade.
As edições estaduais passaram a acontecer desde 2016, quando foi ampliado seu alcance e profundidade. Os três jovens que se destacarem com maior potencial de ascendência na etapa estadual, serão convidados a participar da etapa nacional do programa CNA Jovem.
Plano de Ação
A segunda etapa do programa realizada no Maranhão, teve como principal preocupação a elaboração dos projetos que serão apresentados em Brasília. Já no terceiro encontro, que ocorrerá no próximo mês de novembro, a equipe elaborará o Plano de Ação deste projeto, que envolverá atividades voltadas para o setor rural respeitando a vocação de cada região. Todo o trabalho a nível de Senar-MA está sendo coordenado pela Gerência de Formação Profissional Rural (FPR).
A gestora do CNA Jovem estadual Yolanda Gomes, com participação direta dos instrutores, Paulo Ricardo Coelho e Terezinha Costa Borges, vem conduzindo o programa com grande desenvoltura. Uma das principais ações dentro da programação, é a escolha, por afinidade de três integrantes da equipe, participarão da última etapa, que ocorrerá em Brasília, ainda este ano.
“O CNA Jovem é um programa idealizado pela CNA e Federações filiadas. O seu objetivo é preparar os jovens rurais para a sucessão familiar, de modo que família possa manter a atividade rural como um ramo de negócio”, destacou o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, acrescentando que “o Maranhão se engajou, e estamos caminhando para o último encontro, no qual vamos escolher três jovens que irão para Brasília, se capacitar ainda mais para trabalhar em seu estado,” disse ele.