Sistema Faema/Senar leva à 53ª Expoimp ações de capacitação e fortalecimento da produção rural

Raimundo Coelho e demais homenageados pelo Sinrural.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural), o sistema Faema/Senar e parceiros promoveu no período de 9 a 16 de julho, a 53ª Expoimp (Exposição Agropecuária de Imperatriz), no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz.
O lançamento, ocorrido no auditório do Sinrural e liderado pelo presidente da instituição, Afonso Danda reuniu diversas autoridades dentre elas, políticos, líder religioso, representantes do setor agropecuário e de instituições governamentais do âmbito municipal, estadual e federal.
Destacou-se neste ato, a presença de gestores dos Sindicatos rurais filiados à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), convidados pelo presidente Raimundo Coelho. Outro ponto de realce, foi a palestra ministrada pelo coordenador de Inteligência Estratégica do Instituto CNA, Diego Humberto de Oliveira, sob o título: ‘O futuro do Agronegócio’ Considerada uma das maiores do país e realizada na região do estado onde há maior pujança na produção rural, a Expoimp traz oportunidades para que o setor do agronegócio se fortaleça cada vez mais com ações voltadas para produção rural, com ressalva para as tecnologias e um grande número de máquinas, implementos agrícolas e a participação de grandes empresas do setor, assim como entidades que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio.

O segundo dia do evento foi marcado pela homenagem feita ao sistema Faema/Senar e outros parceiros do Sindicato local. O engenheiro agrônomo e titular da entidade, Raimundo Coelho, foi quem recebeu a condecoração do presidente do Sinrural, como reconhecimento pela parceria no desenvolvimento do segmento rural daquela região.
Na ocasião, Coelho destacou o papel do sistema Faema/Senar no Maranhão e falou das ações implementadas em favor do pequeno, médio e grande produtor rural. A cerimonia teve sequência com a assinatura do Termo de Compromisso entre as instituições, para implantação no próximo ano em Imperatriz, da Faculdade CNA com os cursos de: Gestão do agronegócio; Processos gerenciais; Gestão ambiental e Gestão de Recursos Humanos.

Parceria entre Faema/Senar e Sinrural:Abertura da Faculdade CNA.

“Sempre participamos da Expoimp, e a gente evolui a cada ano trazendo ações, tecnologias e conhecimento, todas preparadas diretamente para atender ao produtor rural”, disse Coelho, destacando o trabalho e a parceria do Sinrural, por meio do presidente Afonso Danda.

Na presença de uma comitiva formada por 53 líderes sindicais, diretoria da Faema e do Senar, assessores, funcionários, equipe técnica e demais colaboradores das atividades que compõem o trabalho da Faema e do Senar, Coelho abriu a Assembleia Extraordinária onde foram apresentadas as ações em andamento.
Na oportunidade ele certificou a todos as lideranças sindicais presentes, destacou o apoio de todos, e solicitou de cada um a integração das mulheres produtoras rurais na Comissão Nacional das Mulheres do Agro, comandadas no estado pelas produtoras rurais, Mirela Alves e Renata Ricupero.
A cerimônia prosseguiu com o lançamento pelo Banco do Brasil do Plano Safra 2023/2024, pelo superintendente Elvis Sita.
Nesta edição da exposição imperatrizense, o sistema Faema/Senar organizou uma série de atividades e atrações com vistas a atender público rural. Uma delas foi estande preparado para atender centenas de visitantes, com consultoria, equipe capacitada, vitrines de Cerca elétrica, Fruticultura e Silagem.
Também no local, podem ser conferidas a Oficina de Transformação de Cana de Açúcar e outra de Transformação de Cachaça. Além disso, estão sendo ofertadas as capacitações de: Pilotagem e uso de drone; Eletricista rural – cerca elétrica; Operação e manutenção de máquinas agrícolas; Derivados do Leite; Mapeamento e uso de drone; e Cortes comerciais – ovinos e caprinos.