Sistema Faema/Senar apoia fundação de sindicatos para atender produtores rurais

Fundação do Sindicato dos Produtores Rurais de Arari

Dois novos sindicatos foram fundados recentemente pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema). Tratam-se dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Parnarama e de Arari. Além de fundar as entidades, a Faema também esteve à frente da eleição da diretoria de cada um deles.

Faema presente na fundação e posse de diretoria da entidade, em Arari.

Da Federação, conduziram todos os trabalhos a Chefe do Departamento Sindical Liliane Coelho e a Agente Sindical Thamyres Guilhon. Em Parnarama, a eleição ocorreu na Câmara dos Vereadores, na presença de mais de 50 produtores rurais.  O organizador do evento foi secretário municipal de Agricultura, Rildânio Barros. Com Chapa Única, foi eleita para quatro anos de mandato, Rosana Marinho Oliveira.

Já em Arari, município localizado a 165 quilômetros de São Luís, a posse da diretoria se deu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras (STTR) de Arari. Cerca de 50 produtores rurais compareceram na posse de José de Ribamar Batalha Júnior.

“Me sinto muito feliz. O sistema Faema/Senar foi fundamental nesse processo. Sem ele nada teria acontecido. Depois de sua fundação, o Sindicato já obteve vitória em algumas ações e principalmente, um olhar diferente do poder público para o produtor rural”, ressaltou Batalha sobre a atuação do sistema Faema/Senar e a atuação do sindicato junto ao segmento rural de seu município.

Rildânio Barros, secretário de Agricultura de Parnarama e articulador do Sindicato, considera a fundação do Sindicato como um grande avanço para o município e região, porque por meio dele podemos trazer muito benéfico para nosso munícipio, dentre eles, várias capacitações e a I AgroFeira de Parnarama.

“Já fizermos várias capacitações aqui, e com o Sindicato avançaremos muito mais, com capacitações para os nossos produtores”, disse ele, apostando na administração da diretoria que tem como presidente, Rosana Marinho.

Liliane Coelho reforça a boa atuação do sistema Faema/Senar e discorre sobre o fortalecimento da entidade para bem atender ao seu afiliado. “A fundação de um sindicato é um grande desafio para o momento atual, mas o anseio de união e coletividade permite que ele já nasça fortalecida e cumpra com o seu papel primordial, que é ouvir e apresentar propostas de avanços para o produtor e manter a relação campo e cidade”, defendeu ela.