Sertão Empreendedor vai beneficiar 12 municípios maranhenses

O superintendente do Senar/MA, Luiz Figueiredo, confirmou que o projeto executivo do programa Sertão Empreendedor será encaminhado para Brasília, nos próximos dias, para liberação dos recursos já pactuados entre o SENAR e o SEBRAE. 

O programa é pautado na qualificação profissional com orientação técnica, implantação de novos negócios rurais e a consolidação dos já existentes, em especial em municípios caracterizados como integrantes do semiárido maranhense. Outro aspecto  relevante para o êxito dos negócios rurais na região diz respeito à necessidade de mudança de comportamento dos empreendedores rurais diante das adversidades encontradas nos períodos de fortes estiagens.

Para que as ações do programa Sertão Empreendedor se cristalizem em 12 municípios do Maranhão, serão envolvidos recursos da ordem de R$ 1.305.241 neste ano, para atender empreendedores rurais, familiares e colaboradores dos municípios de Caxias, Codó, Governador Luís Rocha, Fortuna, Governador Eugênio Barros, Chapadinha, Buriti, Mata Roma, Brejo, Santa Quitéria, São Bernardo e Magalhães de Almeida.

Para cada município, o Senar vai atender no mínimo 20 empreendedores rurais que aufiram, em 12 meses, receita bruta igual ou inferior a R$ 3.600.000. A estimava é de um  atendimento  em torno de 240 empreendedores rurais diretos e 960 indiretos para uma nova convivência com o semiárido maranhense.