Senar presente na Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMA

 O Gestor do Senar, Luiz Figueiredo integra mesa redonda no IFMA durante a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia.
O Gestor do Senar, Luiz Figueiredo integra mesa redonda no IFMA durante a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia.

O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo participou esta semana da Semana de Educação Ciência e Tecnologia, promovida pelo Instituto de Educação do Maranhão, no Maracanã, (IFMA Maracanã), quando na ocasião ministrou palestra “O papel do Senar no desenvolvimento da piscicultura no Maranhão”.

Em sua palestra, Figueiredo abordou  as ações do Senar no que tange o desenvolvimento da piscicultura por meio de capacitações oferecidas  aos produtores rurais no estado, bem como a participação da instituição na qualidade de vida dos produtores rurais após a qualificação por intermédio de sua equipe técnica.

Além de ministrar a palestra, o gestor do Senar participou ainda da mesa redonda com a participação de representantes de instituições maranhenses voltadas ao setor agropecuário e empreendedor, bem com professores e  alunos do curso de Aquicultura, e dos demais cursos oferecidos naquele campus.

Promissor

“A gente espera que eventos como este possam mostrar o que é melhor aos alunos, focando sempre em um futuro promissor tanto para eles quanto para os produtores rurais”, disse, destacando a iniciativa e as parcerias que ajudam no desenvolvimento da missão do Senar que é  realizar a educação profissional, e  a promoção social das pessoas do meio rural.

Para a  professora e diretora do Campus Maracanã, Lucimary Amorim Castro, durante toda esta semana alunos e professores estão integrados no processo de promoção de atividades  da Semana de Educação Ciência e Tecnologia. Ela ressalta a programação composta essencialmente por  ministração de palestras, atividades artístico-culturais e exposição, (Agroexpo) – exposição de trabalhos técnicos científicos, agropecuários, produzidos por estudantes daquele campus.

“A presença de  instituições parceiras na programação da Semana, é muito gratificante para nós porque eles nos brindaram com experiências sobre a piscicultura.  Para nós, professores, e também para os alunos do curso de Aquicultura é maravilhoso recebermos representantes destas instituições, especialmente o Senar e o Sebrae, que há muito nos brinda com suas experiências e parcerias, disse  a diretora.

Estiveram presentes no evento, o presidente da Associação de Produtores e Produtoras Rurais e Pesca Artesanal de Itans, Elizeu Silva e piscicultores de Itans convidados que discorrem sobre o trabalho e a produção de pescado por meio da técnica de piscicultura. Também prestigiaram o evento, representantes do Sebrae, da Codevasf,  produtores rurais, professores e alunos.