SENAR-MA recebe homenagens no aniversário de Buritirana

DSC_0034O SENAR-MA é considerado o principal parceiro do setor rural, tendo mais de 200 produtores já qualificados na região.

O Sistema FAEMA/SENAR-MA recebeu homenagens das autoridades e população de Buritirana, durante as festividades de aniversário ocorridas no último fim de semana. O município foi criado em 10 de novembro de 1994, desmembrado de João Lisboa. Festas e homenagens marcaram a data de emancipação do município, no Oeste maranhense.

O SENAR-MA é considerado o principal parceiro do setor rural, tendo mais de 200 produtores já qualificados na região.

Como parte da programação foi inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Preço.  O secretário da pasta, Manoel Pereira, em nome do prefeito Vagtônio Brandão (PR) destacou a importância dos cursos e treinamentos realizados pelo Senar, voltados para a profissionalização rural. ‘A realização desses eventos  vêm criando novas oportunidades para os buritiranenses”, disse.

Na oportunidade, foram expostos em estandes de vendas,  produtos oriundos de três comunidades rurais capacitadas pelo SENAR-MA: Assentamento Taboleirão II, produção de alimentos derivados do caju; Povoado Varjão dos Crentes, derivados do leite; e Assentamentos Saramandaia e Floresta, produção de alimentos derivados de banana.

A jovem trabalhadora rural, Fernanda Sousa Santos, participou pela primeira vez de um desses cursos. “Estou feliz com os conhecimentos obtido e com algumas colegas do curso produção de alimentos, estamos sonhando com um pequeno empreendimento para ganhar dinheiro”, afirmou.

DSC_0041

O superintendente do SENAR, Luís Figueiredo e a instrutora Conceição de Maria Moraes, afirmaram que os cursos são ferramentas importantes para criar novos rumos para a exploração agrossilvipastoril do município, melhorando a vida das pessoas que vivem no meio rural.

Participaram também do evento os gerente-técnico e coordenadores do Senar, Carlos Feitosa, Yolanda Gomes e Reginaldo Vieira, respectivamente.