Senar leva programa Saúde do Homem ao município de São João Batista

O Senar encerrou o mês de novembro com a ação Saúde do Homem Rural, no povoado Olinda dos Aranhas, em São João Batista. Nesta edição, cento e nove homens, realizaram o exame de próstata para detectar câncer na região anal.

Fisioterapeutas em ação, durante o programa Saúde do Homem em São J. Batista.

A iniciativa teve a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de S. João Batista e da prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que focou na campanha Novembro Azul, cujo objetivo é fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata, onde, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.

O exame de próstata consiste em avaliar se há alterações presentes na glândula. Os exames mais indicados são:  A análise sanguínea do PSA e o toque retal.

Teste rápido, oferecido pela prefeitura de S. J. Batista.

Além das consultas ao médico Urologista, o produtor rural pôde, também, fazer exames rápidos de HIV, sífilis, diabetes, aferição da pressão sanguínea e, por fim, cuidar  da beleza com o corte de cabelo, por uma equipe preparada de profissionais do ramo. Houve ainda no local, serviços de fisioterapia, coordenado por profissionais da área, destinado àqueles que necessitam de algum tipo de cuidados especiais no corpo.

Os homens que se submeteram aos cuidados médicos da ação social, receberam da equipe do Senar um kit contendo cartilhas e folders de orientação quanto às doenças comuns masculinas, produtos de higiene e limpeza e preservativos.

Serviços de beleza, durante o Saúde do Homem.

O evento contou com a participação do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo e da coordenadora de Promoção Social, Yolanda Gomes. O presidente do Sindicato rural Diolindo Silva, participou ativamente dos trabalhos, que contou ainda a presença de vereadores da comunidade e do prefeito Emerson Lívio Soares Pinto (Mecinho) e a primeira dama e secretária de Relações Institucionais, Helene Pinto.

De acordo com Figueirêdo, o programa Saúde do Homem Rural, é uma ação social da instituição que a cada dia vem tomando mais corpo no meio rural do estado, onde o homem do campo tem sido melhor conscientizado sobre a importância e validade da prevenção do câncer de próstata.

“Ficamos felizes em constatar que os homens estão mais conscientes e acessam com facilidade os exames ofertados pelo Senar”, destacou.

Entrega de kit de higiene e informação, aos produtores rurais participantes do programa.

“Quero agradecer ao Senar, através do gestor Luiz Figueirêdo. Posso dizer que esta é uma parceria que vem dando certo há anos. O Senar sempre trouxe benefícios para nossa comunidade, ensinando as pessoas como se tem que trabalhar.  E hoje, é um dia especial, onde estamos trazendo ao nosso município, esse recurso. Estão de parabéns os homens do nosso município e todos os envolvidos”, destacou o prefeito Mecinho.

Para Diolindo, foi um momento de grande felicidade, onde pessoas que mais precisam na área de saúde, são atendidas. Segundo ele, é uma iniciativa simples, mas que pode ajudar a salvar muitas vidas.

“Quero agradecer ao sistema Faema/Senar, por essa oportunidade de fazer esta ação, aqui, em Olinda dos Aranhas”, disse o diretor sindical.

Prefeito Emerson , superintendente do Senar, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e coordenadora de Promoção social, juntos, em Olinda dos Aranhas.

O produtor rural, José Reis, morador da localidade joanina, atendido na programação de saúde, falou da satisfação em receber atenção básica com consultas e exames.

“Esta é uma ação importante. As  pessoas da comunidade às vezes não tem condições de ir fazer os exames em outros municípios e a atenção dada à nós tem sido ótima”, frisou ele.