Senar e Prefeitura unem forças no povoado Cumbique levando prevenção de câncer, cuidados essenciais, cidadania e valorização às mulheres rurais durante o Outubro Rosa.
Uma parceria de sucesso. É assim que se define o trabalho realizado entre o Sistema Faema/Senar e a Prefeitura de Raposa, na Grande Ilha. Nesta quarta-feira (22), ambas as instituições reforçaram a atenção e o cuidado com quem vive e produz no campo, durante ação especial voltada à saúde da mulher no povoado Cumbique. O ponto alto do evento foi a realização da ação preventiva do câncer do colo do útero nas mulheres raposenses com a entrega do kit de higiene e beleza.
Na programação participou o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo e o prefeito Eudes Barros.
Liderada pelas secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Agricultura, a iniciativa ofertou uma série de serviços gratuitos, como testes rápidos, aferição de pressão arterial, consultas médicas, vacinação, glicemia, emissão da Carteira do Idoso, atualização do CadÚnico e orientações de bem-estar e beleza. A ação integra a campanha do Outubro Rosa e reforça a importância da prevenção e do acesso à informação.
A produtora rural Mari de Araújo Passos, atendida pela ATeG do Senar e beneficiada também pelo Programa Saúde no Campo, celebrou a presença da equipe na comunidade. “Tenho uma enfermeira para me acompanhar e me tirar todas as minhas dúvidas. Sem contar que a gente ganha um kit de primeiros socorros e de higiene para toda a família.” A produtora reforçou ainda o impacto da ação na região. “Nunca tinha havido um trabalho como esse aqui, e o Senar nos proporcionou. Não tenho nem palavras para agradecer este benefício.”
Para o secretário municipal de Agricultura, João Volney, ações como essa são fundamentais para reconhecer quem garante a produção alimentar local. “A gente sabe que não é fácil para nenhuma mulher fazer os exames e agora trazer até ela é muito importante. Esse cuidado mostra que elas têm valor para o município e para as instituições, porque afinal são elas quem alimentam a cidade. É digno, é necessário e ficamos muito satisfeitos com a parceria com o Senar.”
Presente ao evento, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, destacou que fortalecer o campo passa também pelo cuidado com suas trabalhadoras. “O Senar é um parceiro constante dos municípios e o nosso objetivo é garantir que essas mulheres tenham acesso à assistência, informação e qualidade de vida. Cuidar de quem cuida da produção é fundamental para fortalecer o campo e a economia local.”
O trabalho conjunto evidencia que quando instituições se unem com o mesmo propósito, os resultados chegam diretamente a quem mais precisa. Em Cumbique, a certeza que ficou é de que esse é apenas o início de novas conquistas para as mulheres rurais de Raposa.