Senar lança coleção de vídeos com Drauzio Varella sobre saúde preventiva

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o médico oncologista Drauzio Varella vai levar mais informações e conhecimento sobre saúde preventiva a homens, mulheres, produtores e trabalhadores rurais por meio da coleção de vídeos “Conversa com o especialista”.

A coleção contém cinco vídeos sobre os seguintes temas: saúde do homem rural; saúde da mulher rural, prevenção ao abuso de drogas; prevenção ao abuso de álcool e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Drauzio Varella trata desses e de outros temas importantes utilizando uma linguagem simples, direta e de fácil compreensão.

Nos vídeos, o médico oncologista Drauzio Varella fala sobre a saúde preventiva no meio rural
Nos vídeos, o médico oncologista Drauzio Varella fala sobre a saúde preventiva no meio rural

Em um dos vídeos, o médico declara que o Senar promove continuamente ações de educação em saúde para homens e mulheres do campo para que possam fazer escolhas saudáveis. “A saúde é o nosso bem maior, cuide dela com carinho”.

A coleção de vídeos “Conversa com o especialista” será enviada a todas as Administrações Regionais do Senar para utilização nos eventos de promoção da saúde.

A coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Deimiluce Fontes Coaracy, destaca que a saúde preventiva é uma das prioridades da instituição.

“O objetivo é oferecer informações qualificadas para conscientizar a população rural sobre autocuidado, sobre os direitos e deveres em relação à sua própria saúde, além de mostrar quais os caminhos para acessar os serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde”, reforça.

A coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Deimiluce Fontes Coaracy
A coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Deimiluce Fontes Coaracy

Deimiluce reitera que os dados sobre a saúde da população rural são incipientes. “O Senar e o Instituto CNA estão aplicando uma pesquisa com o intuito de levantar informações para elaborar um diagnóstico sobre as necessidades das pessoas que vivem no meio rural quando se trata de saúde”, observa.

Em 2018, o Senar atendeu em todo o país 291.462 pessoas em atividades de promoção social. Em três anos o Senar atendeu cerca de 25.000 participantes nas ações de saúde da Mulher Rural. Desse total, 19.000 mulheres realizaram o exame preventivo para o câncer de colo de útero. Já nas ações de Saúde do Homem Rural foram 35.000 participantes, só em 2018 foram realizados 10.846 exames de PSA e 4.992 exames de toque, sempre em parceria com as Secretarias de Saúde Municipais.