Senar encerra campanha Novembro Azul com atividades de saúde em Pindaré

Foto 1 : Yolanda Gomes e Luiz Figueiredo com produtor rural durante a ação

O Senar encerra suas atividades relativas ao Novembro Azul de 2019 com mais uma ação de saúde voltada ao homem e à mulher rural, no povoado Pitombeiras, em Pindaré-Mirim.A escola Municipal Jerusa, foi a sede da ação que teve como parceiros do Senar o Sindicato dos Produtores Rurais de Pindaré-Mirim, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pindaré Mirim (STTR) e a Prefeitura Municipal.

O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, prestigiou a ação, ao lado da coordenadora de Promoção Social e Educação Formal, Yolanda Gomes, da Chefe de Gabinete Maria do Rosário Monteles e colaboradores do Senar que estiveram à frente da organização e realização, juntos aos parceiros.

Participaram ativamente do evento o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pindaré-Mirim, João Davi dos Santos; a secretária de Saúde do Município, Maria de Lurdes e equipe; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Trabalhadoras Rurais de Pindaré-Mirim (STTR) e Raimunda Nonata Silva.

Multiprofissional

Foto 2 : Yolanda Gomes, Márcio Mendes, Luiz Figueiredo e Maria do Rosário Monteles durante a ação

Outro que também esteve à frente da realização do evento, foi o Ex. Presidentedo Sindicato Rural de Pindaré Mirim e vereador Márcio Francisco Mendes dos Santos – parceiro incansável que disponibilizou uma equipe multi profissional distribuída em todas as instalações do prédio, atendendo aos moradores das comunidades adjacentes de Pitombeiras, como: Santa Helena, Santos Dumont,Aline Salgado, Roseana Sarney, Campo Agrícola, Residencial Pindaré,Cibrazém e outros.

O ponto alto do movimento foi o atendimento ao produtor rural com a realização dos exames de próstata para os homens, e de colo de útero(Papanicolau), para as mulheres. Após a realização dos exames e consultas, a equipe do Senar fez a entrega do kit de higiene e beleza para as mulheres atendidas.

Na programação, foram oferecidos os serviços de imunização (vacinação) acrianças e adultos, testes rápidos de glicemia, aferição de pressão, massagem,expedição da carteira do SUS e corte de cabelos para ambos os sexos, além de atendimento odontológico. Houve atenção especial às crianças que frequentaram o local.

Gratificante

Foto 3 : Yolanda Gomes, Márcio Mendes e produtor rural durante a ação

De acordo com o Márcio Mendes, o movimento foi muito gratificante, principalmente para o homem e para a mulher rural. “Nós sabemos da dificuldade que eles têm de ter acesso a esses atendimentos.Quero aqui parabenizar ao Senar e a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, que tudo fizeram para que essa ação social caminhasse bem”. Disse,  destacando o apoio das lideranças políticas e dos agentes de saúde que se envolveram e demais pessoas da comunidade, comprometidas com o resultado do trabalho.

Nonata Silva, disse que levou ao público rural, informações pertinentes à ação de saúde. “Fizemos a divulgação nos povoados de Morada Nova, Areias,Mucuri e Motó Queimado.O Senar está de parabéns, por fazer um trabalho muito bonito junto ao produtor rural”, destacou a dirigente do STTR.

O produtor rural, Raimundo Mendes Leal, de 67 anos é carpinteiro. Para ele a atuação do Senar por meio dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, nas comunidades de Pindaré, foi muito significativa. “É muito boa essa ação. Nem todo mundo tem a sorte de fazer esse exame. A gente tem que se prevenir enquanto tem tempo.”

Odete Lourenço Gomes, foi outra que se manifestou de forma positiva sobre a iniciativa: É a segunda vez que faço o exame de colo de útero. Foi muito bom. O fato de ser mais perto da gente facilita muito, além de ser de graça, o que é o mais importante. O Senar, o Sindicato e a prefeitura, estão de parabéns”,