Senar e parcerios realizam seminários de sensibilização do Projeto ABC Cerrado.

 

O sistema Faema/Senar realizará no próximo mês de setembro Seminários de Sensibilização do Projeto ABC, que ocorrerão nos municípios de Presidente Dutra (dia 12/09) e Chapadinha (dia 26/09).

De iniciativa do Ministério da Agricultura (MAPA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Central) e regionais envolvidas, os eventos visam capacitar pequenos, médios e grandes produtores do bioma Cerrado nas tecnologias preconizadas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), visando aumentar a área produzida sob sistemas sustentáveis de produção.

Nove estados brasileiros participarão do processo, em um período de três anos. Dentre eles destacam-se, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal.

A escolha das cidades maranhenses que sediarão os seminários buscou representar regiões importantes para o setor agropecuário maranhense, com a presença de áreas produtivas já consolidadas e em plena expansão na produção agrícola e pecuária, que podem beneficiar-se das tecnologias preconizadas pelo programa ABC.

Além disso, considera-se o fato de ambas as cidades, estarem sediadas na região do MATOPIBA, alvo de ações governamentais para auxiliar no desenvolvimento desta fronteira agrícola.

.