Senar e parceiros lançam jovens no mercado de trabalho na principal região do agronegócio maranhense

Preparar o jovem para encarar o mercado de trabalho é a principal preocupação do programa de Aprendizagem Rural do Senar. E é com esse intuito que tem avançado essa ação conjunta com diversos parceiros, capacitando jovens de 14 a 24 anos nas áreas administrativas e específicas, a que se propõe cada empresa signatária do Senar. De acordo com a coordenação do programa, o Senar e as empresas parceiras estão cumprindo com as exigências da Lei de Aprendizagem (10.098/2000).

alunos da nova turma do programa Aprendizagem Rural

Em Balsas, 36 alunos finalizaram os cursos de auxiliar administrativo, de avicultura de corte e de grãos, recebendo das mãos do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, da coordenadora de Educação e Promoção Social, Yolanda Gomes, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, Luiz Carlos Schwimgel, de representantes e do coordenador de RH da empresa SLC, Davi Lourenço de Sousa e equipe – seus certificados. O evento ocorreu na sede do Sindicato.

Formandas exibem certificado após solenidade

Os trabalhos de certificação envolveram ainda o corpo técnico da entidade e os instrutores do programa. Além de certificar os concludentes do curso, o momento serviu ainda para a realização da aula inaugural de uma nova turma que funcionará na SLC, envolvendo 15 alunos. Com mais essa turma, alinha-se um total de três turmas de jovens balsenses que futuramente se tornarão profissionais do agronegócio.

Ato solene de formatura ocorrida na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas.

“É um espaço que o  jovem produtor rural tem que aproveitar, para se capacitar e vislumbrar um futuro promissor”, disse o Coordenador de RH, da empresa SLC Agrícola, Davi Lourenço de Souza, acrescentando que este é um caminho por onde a empresa realiza  o seu sonho, que é “impactar gerações futuras”, como bem define o seu lema.

A SLC tem sede em Porto Alegre (PR) e possui 16 unidades em todo o Brasil. No Maranhão, a sua sede fica em Balsas, onde mantém as turmas do programa Aprendizagem Rural na fazenda onde desenvolve as suas ações focadas na produção de soja, milho e algodão.

Parceria

O Senar desenvolve o Programa de Aprendizagem na área rural em 20 estados do Brasil. São 25 cursos, com carga horária aproximada de 800 horas cada um, focando na programação educativa necessária para a área fim das empresas envolvidas. No Maranhão, estão ativas quatro turmas. Além de Balsas, o Senar mantém parceria com empresas sediadas em Açailândia e São José de Ribamar. participantes.

Senar, Sindicato e empresa parceira

Maria Eduarda Santos Sousa, de 19 anos, é formanda da segunda turma e classificou o Senar como uma entidade parceira do jovem.

“Excelente. Vou fazer a faculdade de Agronomia e trabalhar na área rural. O Senar é uma entidade que ajuda o jovem a despontar para este setor, com segurança e conhecimento”, disse ela.

Para Luís Figueiredo do Senar, o programa Jovem Aprendiz prepara essa mão de obra para as empresas parceiras, principalmente aquelas contribuintes da instituição.

“É muito interessante essa parceria feita aqui em Balsas, com as empresas Notaro e a SLC com a interveniência do nosso Sindicato Rural. Ela tem dado uma resposta muito positiva porque todos os anos está preparando novos jovens para o mercado de trabalho na região sul do Maranhão, que é uma região promissora e precisa oferecer novas oportunidades no campo do agronegócio”, ressaltou ele.

Turma de formandos em frente ao Sindicato de Balsas.