Senar e parceiros do sistema ‘S’ certificam produtores rurais de Bacabal

A entrega ocorreu neste final de semana com a presença de lideranças do agronegócio, políticas e comunitárias.

Produtores qualificados e seus certificados.

Em solenidade recente que reuniu representantes de diversas entidades do sistema ‘S’ (Senar, Sebrae e Senai), Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal e órgãos públicos e convidados, foram entregues cerca de 500 certificados na sede do Senai, em Bacabal. Desses, 150 foram entregues a pequenos produtores rurais dos povoados Sicorá, Alto Fogoso, e Palmeiral, capacitados pelo Senar.

O evento para a entrega do documento, teve a coordenação da Prefeitura Municipal  através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Turismo, secretário municipal José Antônio Feitosa, sistema Faema/Senar, Senai e Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal. 

Participaram o time do sistema Faema/Senar, formado pelo presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, gerente técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa, e o secretário executivo, que representou o presidente do Sindicato Rural, Ramon Arrais.

Prefeito de Bacabal, presidente do sistema Faema/Senar e secretário executivo do Sindicato.

Prestigiaram ainda, o deputado estadual Roberto Costa (MDB) e o prefeito Edvan Brandão,  o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Ferreira Pinto e o Gerente Regional do Senai, Clodomir Galiza Costa, secretários municipais e convidados.

Os moradores das comunidades citadas, foram qualificados por meio  dos cursos de Negócio Certo Rural (NCR), ministrado em parceria entre o Senar e Sebrae. Já as comunidades de Fala Cantando e Cajueiro, nos cursos de Fabricação de cachaça, Alimentação alternativa e Mulheres em Campo.

Conhecimento

Na ocasião, o Senai fez a entrega de 343 certificados relativos a 14 cursos ministrados nas mesmas localidades onde o Senar atuou. Para José Ribamar Sousa Silva, liderança do povoado Sincorá, fazer o curso é buscar oportunidade e conhecimento para investir nos negócios.

O produtor rural e líder do povoado Sincorá, José Ribamar Sousa Silva, disse que o curso de Negócio Certo Rural (NCR), levou diversos benefícios para ele. “Destaco como  de grande importância, porque antes não sabíamos de nada, hoje estamos capacitados com a mente aberta e com vontade de investir”, disse o produtor rural, motivado após o curso de gestão.

Mesa de autoridades durante cerimônia.

Para o  prefeito de Bacabal, Edvan Brandão ressaltou o momento de alegria e satisfação em ver capacitados centenas de pessoas do município.

“Os cursos oferecidos pelo Senai, Senar e Sebrae são responsáveis por conduzir essas pessoas para o mercado de trabalho e melhorar a sua produção. Quero agradecer aqui o Raimundo Coelho, grande parceiro que temos como amigo, agradecer o seu trabalho e de todos os comprometidos em capacitar o povo da minha cidade”, afirmou o gestor municipal.

O presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, disse que o encontro com os pequenos produtores rurais foi um  momento  de grande significado para o fortalecimento de uma parceria entre o Sindicato dos produtores rurais, prefeitura e o sistema ‘S’.

Secretário municipal José Antônio Feitosa.

“Aqui temos os cursos de Mulheres em campo, Alimentação alternativa, e Negócio Certo Rural (NCR). São cursos de gestão voltados também para mulheres que além de fazer as suas atividades de casa, também estão no campo ajudando o seu marido com os trabalhos no campo”, apontou ele.

Já o gerente técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa presente na reunião, ressaltou a felicidade de ver os produtores rurais capacitados. “A gente fica muito feliz vendo que o trabalho do Senar chega em um ponto onde aquilo que se deseja é ver a comunidade melhorando, crescendo e fortalecendo o seu negócio”, disse ele.