Seis novos polos de cursos técnicos são inaugurados no Maranhão

Senar e Sindicatos dos Produtores Rurais realizam aula inaugural nos polos de Balsas, Tuntum, Vitorino Freire, Vargem Grande, São Francisco do Brejão e São Luís, para fortalecer as cadeias produtivas de zootecnia, agronegócio e fruticultura

Raimundo Coelho presente em Vitorino Freire

Cento e oitenta novos alunos participaram de forma simultânea, da aula inaugural do curso técnico da Rede Etec. A cerimônia ocorreu em seis polos instalados nos Sindicatos dos Produtores Rurais, filiados à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema).

Com essa iniciativa, serão beneficiados os municípios de Vargem Grande, Tuntum, Balsas, Vitorino Freire, São Francisco do Brejão e São Luís.  Quatro destas novas turmas vão formar técnicos em Zootecnia, uma em Fruticultura e outra em Agronegócio.

Com estes novos núcleos, o Senar atinge a marca de 295 futuros profissionais em 13 polos e 14 turmas, distribuídos no 

estado, que prestarão serviços em propriedades rurais e em empresas voltadas para o desenvolvimento do agronegócio no Maranhão.

O projeto acontece sob a gestão da Faema e em parceria com Sindicatos Rurais e Prefeituras Municipais. Durante dois anos, os alunos sairão qualificados com maior conhecimento e tecnologia. As aulas serão ministradas nas formas online e presencial.

Parceria

A Rede e-Tec Brasil no Senar foi criada em 2014, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de aumentar o acesso da população rural à Educação Formal, levando conhecimento para ser implementado nas propriedades.

Os cursos técnicos trazem como foco a formação do aluno para áreas específicas do setor produtivo rural. Em Vargem Grande, por exemplo, o curso atraiu pessoas de todas as idades e que atuam em variadas atividades.

O seu José de Jesus da Silva Pereira, de 61 anos, é criador de ovinos. Antes de investir na produção rural, ele trabalhava na construção civil. Curioso, buscou informações no Sindicato Rural no qual é filiado, e viu no projeto a possibilidade de entender

Toninho do Juvenil, parceiro do Sindicato de Vargem Grande

melhor os cuidados que se deve ter com os animais, e a dinâmica do mercado.

“Eu senti a necessidade de adquirir conhecimentos técnicos para implantar na sua propriedade. Busquei informações com diversas pessoas que tiveram êxito com o trabalho do Senar e agora com essa oportunidade espero ver o meu projeto crescer ainda mais”, disse o novo aluno.

Keyssyane Soeiro, em discurso no evento

Keyssyne Soeiro, mostrou a sua satisfação em receber os alunos e iniciar esta nova etapa dentro do Sindicato Rural com o curso de Zootecnia.

“Eu estou participando deste ato com enorme satisfação em receber neste pólo. A partir de agora, são trinta alunos que estão iniciando a sua jornada de aprendizado de conhecimento. É gratificante a gente poder estar aqui acompanhando esta aula inaugural, com estes alunos e fazendo o planejamento juntamente com o grupo de técnicos de campo e com o tutor das próximas aulas, e da experiência e poder também estar trabalhando com os futuros profissionais de campo”, disse a presidente do Sindicato Rural de Vargem Grande.

O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo prestigiou a aula inaugural em Vargem Grande e falou da felicidade de ver que o Senar a cada dia expande o número de pólos educacionais. Para ele, esse movimento é uma prova do compromisso que a instituição tem para com o homem do campo, onde o

conhecimento é prioridade para o fortalecimento do seu negócio.

“Estou aqui representando a instituição, muito feliz em poder assistir mais este avanço na educação de jovens e adultos, todos com vocação para o desenvolvimento do campo.  O Senar que é uma instituição compromissada com o homem do campo”, disse destacando a parceria com a prefeitura local, que foi representada na solenidade pelo 

secretário de agricultura e vice-prefeito do município,  Antônio Silva, (Toninho do Juvenil) que demonstra interesse em fazer crescer a produção tanto de avicultura quanto de ovinocaprinocultura, cadeias produtivas fortes no município.d

“Estamos crescendo para elevar conhecimento para o meio rural, aos jovens do meio rural para que eles possam aqui mesmo no estado desempenhar o seu papel e fortalecer cada vez mais, o nosso setor produtivo rural”, finalizou o gestor do Senar.

O presidente do sistema Faema/Senar que participou  da aula inaugural no polo de Vitorino Freire, mostrou contentamento com mais este avanço no setor educacional do agronegócio empreendido pela Federação de Agricultura.

Aluna do polo de Vargem Grande

Em seu discurso, ele chama atenção dos produtores rurais e dos seus filhos, para que participem, busquem informações e se inscrevam para atuarem dentro das suas propriedades com maior conhecimento e tecnologia.

Luiz Figueiredo e alunos da Rede eTec na aula inaugural.

“Estamos comemorando a instalação de mais seis polos, onde formaremos tecnólogos em várias categorias para atuarem em cadeias produtivas de grande importância no estado. Chamamos a atenção aos filhos de produtores rurais, para que participem, se cadastrem para participar, buscando  aquele que melhor se adequar à sua  vocação”, disse o gestor, contente com mais este empreendimento