Santa Rita realiza Rodada Técnica e impulsiona resultados no setor agropecuário

Evento reuniu produtores, técnicos e parceiros para apresentar avanços, promover troca de conhecimento e destacar casos de sucesso no campo

 município de Santa Rita sediou mais uma importante ação voltada ao fortalecimento do setor agropecuário: a Rodada Técnica promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais (Sinprosr), com apoio do Sistema Faema/Senar e da Prefeitura Municipal.

A iniciativa teve como objetivo apresentar aos sócios, parceiros e produtores rurais convidados o desenvolvimento do setor, além de evidenciar os resultados dos trabalhos realizados pelo Senar por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Encabeçou o evento, o presidente do Sinprosr, Ezequiel Xenofonte, acompanhado pelo presidente em exercício do sistema Faema/Senar, Carlos Antônio Feitosa e do prefeito Milton Gonçalo, além de demais lideranças como a Comissão das Mulheres do Agro de Santa Rita e o presidente da Aged, Wellington Reis.

Evolução – A atuação da equipe técnica no município tem se destacado especialmente nas cadeias produtivas da bovinocultura de corte e da piscicultura, com casos expressivos de evolução produtiva e econômica.
“A Rodada Técnica fortalece o produtor ao levar conhecimento, inovação e resultados concretos diretamente ao campo”, destacou Carlos Feitosa, sobre a iniciativa do Sinprosr.

Sistema Faema/Senar, Prefeitura, Sindicato Rural, Aged e convidados.

A programação teve início na praça central da cidade, com café da manhã para recepcionar os participantes. Em seguida, o grupo seguiu para o povoado Carionguinho, onde visitou a propriedade “Empório do Peixe”, do produtor Jaciel Alcântara. No local, foram apresentados os avanços obtidos com o acompanhamento técnico do Senar, evidenciando a transformação produtiva ao longo dos ciclos da ATeG.


“O trabalho técnico mostrou resultados significativos, com salto na produção e melhoria na comercialização, consolidando a piscicultura como atividade rentável”, disse o presidente Xenofonte.

Visita Técnica à Fazenda Piquizeiro, em Santa Rita com demonstração de lucratividade após a ATeG.

Outro destaque foi a experiência do produtor Gabriel Ramos, da Fazenda Pequizeiro, que registrou crescimento de 40% na renda bruta entre 2024 e 2026, resultado da adoção de intervenções tecnológicas orientadas pela assistência técnica.


“A adoção de tecnologias e boas práticas tem sido determinante para aumentar a produtividade e a renda no campo. ”
Além das visitas técnicas, o evento promoveu um ambiente de integração entre produtores, técnicos, pesquisadores e especialistas, estimulando a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e o fortalecimento de parcerias.


O encerramento aconteceu na Fazenda Taça, localizada na BR-135, com a realização de palestras voltadas ao cenário do agronegócio. Os temas abordaram desde oportunidades de investimento até as perspectivas da pecuária maranhense.


Ao final da programação, o prefeito Milton Gonçalo realizou o lançamento oficial da terceira edição da AgroRita, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário no município.

Comissão da Mulheres do Agro, participou do evento promovido pelo Sindicato de Santa Rita.
Público acompanha palestras ministradas na fazenda Taça.
Lançamento pelo prefeito Milton Gonçalo da 3ª Edição da AgroRita.