
Dezenas de mulheres da comunidade Bom Jesus, situada no município de Urbano Santos participaram esta semana do programa Útero é Vida, programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), em parceria com a prefeitura local e com o sindicato dos Produtores Rurais de São Benedito do Rio Preto.
O objetivo da ação foi realizar a prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em mulheres moradoras de comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo. Cerca de 160 mulheres foram atendidas na oportunidade.
Antes, porém, de se submeterem ao papanicolau as mulheres participaram de palestra de conscientização sobre a importância do exame – ministrada por uma equipe de profissionais ligadas à prefeitura de Urbano Santos. Enquanto se submetiam aos cuidados médicos e assistenciais, as crianças recebiam atenção em uma sala montada especialmente para a ocasião.

A coordenadora de ações de Formação Profissional Rural, (FPR) e Promoção Social, (PS), do Senar, Yolanda Batista, permaneceu no local durante o evento, gerindo todo o processo juntamente com equipe da prefeitura.
Da prefeitura de Urbano Santos estavam representantes das secretarias de Saúde, Trabalho e Renda e Sala do Empreendedor que atenderam as participantes com entrega de kit contendo produtos de higiene e beleza. Muitas delas também receberam medicamentos.
De acordo com a Yolanda Batista, muitas das presentes ainda não haviam feito este tipo de exame, mesmo aquelas com idade avançada. “As mulheres da comunidade Bom Jesus, foram bem receptivas e a prefeitura bastante atuante. Toda a equipe de parabéns”, disse ela, lembrando que as próximas ações estão previstas para ocorrerem ainda este mês, nos municípios de Loreto e Nova Iorque.