Programa Útero é vida do Senar vai ao município de Urbano Santos

: Equipe de trabalho do programa Útero é Vida, do Senar em parceria com a prefeitura de Urbano Santos.
Coordenadora de FPR e PS, do Senar com equipe de trabalho na comunidade Bom Jesus em Urbano Santos.

Dezenas de mulheres da  comunidade Bom Jesus, situada no município de Urbano Santos participaram esta semana do  programa Útero é Vida, programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), em parceria com a prefeitura local e com o sindicato dos Produtores Rurais de São Benedito do Rio Preto.

O objetivo da ação foi realizar a prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em mulheres moradoras de comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo. Cerca de 160 mulheres foram atendidas na oportunidade.

Antes, porém, de se submeterem ao  papanicolau as mulheres participaram de palestra de conscientização sobre a importância do exame – ministrada por uma equipe de profissionais ligadas à prefeitura de Urbano Santos. Enquanto se submetiam aos cuidados médicos e assistenciais, as crianças recebiam atenção em uma sala montada especialmente para a ocasião.

Crianças brincam no espaço criado especialmente para o ocasião.
Crianças brincam no espaço criado especialmente para o ocasião.

A coordenadora de ações de Formação Profissional Rural, (FPR) e Promoção Social, (PS), do Senar, Yolanda Batista, permaneceu no local durante o evento, gerindo todo o processo juntamente com equipe da prefeitura.

Da prefeitura de Urbano Santos estavam representantes das  secretarias de Saúde, Trabalho e Renda e Sala do Empreendedor que atenderam as participantes com entrega de kit contendo produtos de  higiene e beleza. Muitas delas também receberam medicamentos.

De acordo com a Yolanda Batista, muitas  das presentes ainda não haviam feito este tipo de exame, mesmo aquelas com idade avançada. “As mulheres da comunidade Bom Jesus, foram bem receptivas e a prefeitura bastante atuante. Toda a equipe de parabéns”, disse ela, lembrando que as próximas ações estão previstas para ocorrerem ainda este mês, nos municípios de Loreto e Nova Iorque.