Programa “Útero é vida” do Senar atende mulheres rurais em Tuntum

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), realizou esta semana, mais uma edição do programa “Útero é Vida”. Desta vez, o público feminino do povoado Ipuiuru, em Tuntum, recebeu diversos atendimentos, dentre eles exame preventivo do colo do útero e consultas médicas, com direito à entrega de medicação conforme a enfermidade apresentada. As mulheres também receberam na ocasião, um kit de preservativo.

Na oportunidade, as moradoras do povoado e adjacências receberam informações acerca da importância do exame feminino, por meio de palestra educativa ministrada no local, por enfermeiras ligadas ao Senar.

O programa “Útero é Vida’,  tem por objetivo gerar educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em mulheres rurais que vivem em comunidades carentes.

De acordo com a supervisora da Formação Profissional Rural, (FPS) e Promoção Social, (PS) do Senar, Yolanda Gomes, esta ação social promovida pelo Senar, teve a participação direta da prefeitura e do sindicato dos produtores rurais de Tuntum, que em um esforço conjunto atendeu, desta vez, cento e onze mulheres, sendo que algumas delas, nunca haviam se submetido a este tipo de preventivo.

“Nestes quatro anos de existência do programa, “Útero é vida”, do Senar já atendeu acima de  4 mil mulheres. Muitas delas apresentam resistência para realizar o exame. Algumas até com idade avançada, nunca se submeteram ao papanicolau, por preconceito, medo ou ainda pela não aprovação do marido”, revela a coordenadora do ‘Útero é Vida’, Yolanda Gomes, destacando a participação dos sindicatos dos produtores rurais e prefeituras no processo.