Programa Sindicato Forte será aprimorado no Maranhão, diz Faema

O coordenador nacional do Programa Sindicato Forte ( PSF), Celso Botelho, foi recepcionado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), José Hilton de Sousa, e equipe por ocasião de uma reunião na sede da entidade que discutiu ações que serão desenvolvidas na região e em todo o Brasil. No Maranhão, no período 2010/2012, o Programa Sindicato Forte capacitou 46 sindicatos rurais.
Inicialmente, o presidente apresentou os avanços do PSF no estado em termos de aprimoramento e desenvolvimento sindical rural. “O programa foi criado para melhorar e ampliar os serviços prestados pelos sindicatos aos produtores rurais e qualificar dirigentes e colaboradores para que prestem um tratamento personalizado ao produtor, e é com esse objetivo que estamos trabalhando”, afirmou José Hilton.

Dentro da política de fortalecimento sindical, o programa vai oferecer, neste semestre, capacitação de dirigentes sindicais por meio de seminários; implantação do CNA Card no Maranhão (o cartão do produtor rural) e do Índice de Desenvolvimento Sindical-IDS – uma ferramenta de avaliação dos sindicatos rurais.

Sobre a novidade da implantação do CNA Card, os produtores rurais terão entre outras vantagens a emissão de documentos via internet (inclusive GTA, PTV, CFO e Nota Fiscal Eletrônica), eliminando a necessidade de deslocamento até órgãos emissores como a Receita Estadual, a Agência de Defesa Sanitária, entre outros; o número ilimitado de emissão desses documentos; e acesso a serviços adicionais como convênios para compras de produtos e serviços, matrículas em cursos e outras vantagens oferecidas em cada estado pelas Federações de Agricultura e Pecuária.

Participaram também da reunião Lourival da Costa Santos, Emerson Galvão, Liliane Feitosa e auxiliares da equipe de arrecadação e controle da Faema.