Programa Negócio Certo Rural chega ao município de Alcântara do Maranhão

Curso será realizado a partir do dia 23 de outubro e vai capacitar 30 produtores rurais de diversos povoados alcantarenses.

DSC_0043O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MA), em parceria com o Sebrae, realizou na quinta-feira (17/10) uma reunião de sensibilização do Programa Negócio Certo Rural (PNCR), no município de Alcântara do Maranhão, localizado no litoral ocidental maranhense, com o objetivo de capacitar 30 pequenos produtores rurais e familiares. O curso será iniciado na próxima quarta-feira (23/10) e será concluído em dezembro.

O evento, que foi realizado na sede do sindicato dos trabalhadores rurais, contou com o apoio da prefeitura municipal. “Estamos finalizando com sucesso a nossa programação deste ano atingindo um total de 40 turmas e cerca de 1.200 participantes”, informou o superintendente do SENAR/MA, Luiz Figueiredo. Os cursos da entidade são gratuitos e ocorrem em parceria com os sindicatos rurais.

DSC_0053Participaram da reunião o prefeito municipal de Alcântara, Domingos Santana (Arakem), o superintendente do SENAR, Luiz Figueiredo e o coordenador/executor do PNCR Reginaldo Vieira, além de secretários municipais, lideranças rurais e representantes do Banco do Nordeste.

O PNCR visa melhorar a gestão da pequena propriedade rural com ações de diagnóstico, plano de desenvolvimento e capacitação do produtor rural e de sua família, preparando-os para gerenciar a propriedade de forma lucrativa, competitiva e sustentável. O programa tem 46 horas, sendo duas horas de consultoria na sala de aula e seis horas de consultoria na propriedade.

Em 2014, a parceria SENAR/Sebrae disponibilizará 60 turmas do PNCR no Maranhão, com início previsto para o mês de fevereiro.