Notícias Programa Jovem aprendiz rural do Senar lança jovens no mercado de trabalho 09-11-2018
Print Friendly, PDF & Email

Assinatura de novo contrato com a Santa Izabel para capacitação de novas turmas

Gestores do Senar e da Santa Izabel juntamente com alunos absorvidos pela empresa.

Ana Neusa dos Santos, fala da experiência de participar do programa.

 

Ana Neusa dos Santos Ramos da Conceição, Mayra Pinheiro Santos e Silas Cantanhede Cruz, capacitados pelo Senar em parceria com a empresa Santa Izabel (Frango Americano), acabam de ser contratados para integrar a equipe permanente de funcionários daquela instituição.

O anúncio foi feito durante a solenidade de encerramento do curso técnico, que culminou com a entrega de certificados a todos os participantes. Os cursos preparatórios de mão de obra foram de avicultura de corte e auxiliar administrativo, na sede da Santa Izabel Alimentos, na comunidade rural de Pau Deitado, em Paço do Lumiar.

Além dos contratados, outros dezessete jovens foram lançados no mercado de trabalho, depois de um ano consecutivo de aulas práticas e teóricas nas dependências da empresa com instrutores do Senar habilitados nas áreas afins.

A celebração do fato ocorreu na presença do superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo e da pedagoga do Senar, Leonor Ribeiro. Participaram ainda o gerente administrativo financeiro, Gilberto Ayres, da Santa Izabel e a gerente de Recursos Humanos (RH), Thereza Ayres, que aproveitaram a ocasião para anunciar o início de novas turmas, para a semana seguinte.

Da parceria firmada entre as duas instituições que acontece desde 2014, foram realizadas cinco turmas, tendo sido capacitados cerca de 100 jovens do setor rural da região metropolitana de São Luís.

Desempenho

A empresa Santa Izabel Alimentos bonificou nesta edição três participantes dos cursos: Ana Neusa dos Santos Ramos da Conceição (auxiliar administrativo), Mayra Pinheiro Santos (auxiliar administrativo) e Silas Cantanhede Cruz (aux. Administrativo), foram contratados imediatamente pelo bom desempenho, para compor o quadro de funcionários daquela empresa.

No entendimento de Gilberto Ayres, o Senar está fazendo um papel muito importante na sociedade e, principalmente, no Maranhão. Destaca a inserção dos jovens no mercado de trabalho, onde, segundo ele, é uma oportunidade de ver na prática, a convivência deste jovem no seu primeiro emprego, num mercado tão competitivo como o do Brasil.

“É muito importante o jovem maranhense estar à frente desse mercado competitivo, tendo a oportunidade de buscar nessas empresas parceiras do Senar, a experiência do dia a dia dentro das empresas, como foi o caso aqui, na Santa Izabel”, destacou Ayres.

Para a pedagoga do Senar Leonor Ribeiro, o país tem grandes déficits de formação profissional para a juventude. E, quando visa a formação para o trabalho através dos sistemas tradicionais de ensino, quase sempre desvinculam os conteúdos das necessidades próprias no ramo de atividade das empresas.

O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo disse que no programa Jovem Aprendiz, os participantes são capacitados para as funções operacionais do ramo de atividade da empresa, e, ao final do processo de formação, podem ser convidados a fazer parte de sua equipe de colaboradores.

“O Frango Americano tem sido um grande parceiro do Senar nas ações de inclusão social por meio desse programa. Importante iniciativa que desenvolvida por meio da educação e formação de mão de obra qualificada”, disse ele.