Presidente da Faema profere palestra sobre o sistema Sindical Rural

Para uma plateia de produtores rurais que lotou as dependências da Câmara Municipal Afonso Costa, no município de Passagem Franca, no Leste Maranhense, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), José Hilton Coelho de Sousa, proferiu uma esclarecedora palestra sobre o sistema Sindical Rural.

Presentes o prefeito municipal, José Antonio Rodrigues; o vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho; o gerente-técnico do Senar, Carlos Feitosa; os presidentes do sindicato rural, Paulo Ferreira e dos trabalhadores rurais, João Batista; o delegado sindical, Raimundo Másculo; o vice-prefeito,  Marlon Torres; vereadores do município, além de outras lideranças rurais.

A palestra fez parte da programação de entrega dos certificados de conclusão do curso Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e do treinamento Trabalhador na Piscicultura, realizados pelo Senar em parceria com o sindicato rural.

De acordo com o palestrante, o sistema Sindical Rural é a voz e a força do produtor rural. Ele é composto por sindicatos rurais, Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “O sistema CNA tem por objetivo coordenar, defender, proteger e representar legalmente a categoria, independente do tamanho da propriedade rural”, disse.

José Hilton destacou também as parcerias com as prefeituras municipais, governos federal e estadual, associações comunitárias e com os sindicatos dos trabalhadores rurais, por meio da Fetaema.

No final da palestra o presidente da Faema fez uma rápida abordagem sobre temas como o Código Florestal, a insegurança jurídica no campo, criticou as ações da Funai e citou a situação da população de Amarante do Maranhão, ameaçada com demarcações de áreas indígenas.

Raimundo Coelho explicou sobre o acesso aos cursos do Senar, por meio do sindicato rural, cuja meta é promover a formação profissional e a promoção social dos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares,  propiciando o ingresso e permanência no mercado de trabalho.

O prefeito agradeceu o apoio do sistema Faema/Senar e destacou a importância das capacitações para o homem do campo.

No final do evento as autoridades presentes realizaram a entrega solene dos certificados de conclusão dos cursos do Senar.

Clique nas fotos para ampliar.