O Programa MAPITO é destacado pelo SENAR na XV EXPOSERTÃO

Palestra do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo
Palestra do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo

A realização de uma palestra técnica de Sensibilização do Programa MAPITO -desenvolvido no Maranhão, no Piauí e no Tocantins, por meio de uma parceria do SENAR com o SEBRAE, foi uma das atrações da XV ExpoSertão encerrada neste final de semana (25) em São João dos Patos.

De acordo com o palestrante e superintendente do Senar-Maranhão, Luiz Figueiredo, o Programa é um Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural com Meritocracia, com objetivos de aumentar a rentabilidade, incentivar o empreendedorismo, além de reestabelecer o trabalho da assistência técnica e auxiliar, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à extensão rural e às novas tecnologias. “Estamos prestando esclarecimentos sobre o Programa para ressaltar a gratuidade do mesmo e em busca de um maior nível de adesão”, disse Figueiredo.

No Maranhão, o MAPITO vai beneficiar em torno de mil propriedades em 20 municípios. Na região de São João dos Patos, no Médio Sertão Maranhense, a 540 quilômetros de São Luís, serão trabalhadas cerca de 50 fazendas, envolvendo, ainda, os municípios de Barão de Grajaú, Sucupira do Riachão, Paraibano e Pastos Bons.

DSC_0055Participaram da palestra o prefeito de São João dos Patos, Waldênio Souza; os presidentes e vices do sindicato dos produtores rurais, João Beltão e Geovany Noleto da Silva; da Associação dos Criadores do Médio Sertão, Aldebasto Lima e Antônio Henrique, secretários municipais e produtores rurais.

Estante –  O Senar, como entidade parceira participou também da EXPOSERTÃO com um estante e treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR), sobre bovinocultura.

O evento acontece desde 1999 com exposição de animais, entre caprinos, ovinos, equinos e bovinos de corte e leite, além de uma programação que inclui concurso leiteiro, cavalgada, leilões, encontro da Agricultura Familiar, palestras, cursos voltados para produtores rurais e shows musicais.