Nova seleção para o Curso Técnico da Rede e-Tec Brasil no SENAR

Inscrições abertas até 24 de julho

O material didático é excelente”, garante Walace.
O material didático é excelente”, garante Walace.

Com um número de polos de apoio presencial quase triplicado e já alcançando 15 estados do País e no Distrito Federal, a Rede e-Tec Brasil no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) abre um novo processo seletivo para seu Curso Técnico em Agronegócio.  Estão sendo oferecidas  1.981 vagas. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 24, no portal http://etec.senar.org.br/, onde  também pode ser acessado o edital do concurso.

Inteiramente gratuito, o curso tem 80% das 1.230 horas-aula na modalidade a distância. Os outros 20% são realizados nos polos de apoio presencial que agora, saltaram de 17 para 42, estruturados com o apoio das regionais do SENAR nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

No Maranhão o curso será oferecido  no municípios de Balsas, Chapadinha e Colinas, sendo 30 vagas em cada um deles. As aulas iniciarão no dia 10 de agosto e só poderá participar quem possuir o ensino médio completo.

Quem faz recomenda

Bastante satisfeito com a dinâmica e o conteúdo do curso, Walace dos Reis, aprovado no primeiro processo seletivo, realizado em janeiro, compartilha seu entusiasmo no facebook e recomenda aos amigos com vocação  para o agronegócio que também que se candidatem. “As videoaulas são bem formuladas e o material didático excelente. Também gosto muito das aulas práticas do curso. O pessoal do polo é show, superprestativo”.

Walace mora em Seropédica, no Rio de Janeiro, e é aluno do polo de Barra Mansa. Seu estilo informal, esportivo, denuncia o espírito livre de quem prefere respirar o ar puro do campo ao ar condicionado dos escritórios mas… devidamente conectado – é claro! Ele é um jovem dos nossos tempos,  sempre de olho na rede mundial e atento às novas oportunidades. Vê o agronegócio como um mercado promissor e, com segurança, já traçou seus planos para o futuro.

“O Brasil é reconhecido mundialmente como um dos maiores exportadores de  alimentos e a gente percebe o alto investimento que vem sendo feito na capacitação de profissionais para atuar na área da produção, pois uma das deficiências que o País encontra para desenvolver mais a atividade é a falta de mão de obra especializada. Acho que é uma profissão promissora”.

Currículo alia conhecimento, prática e visão empresarial

Nascido e criado em Governador Valadares, interior de Minas Gerais, Walace é filho de  produtor rural. Aos 17 anos, por questões de saúde na família, foi morar em São José dos Campos, São Paulo. “Uma cidade totalmente industrial, mas não perdi meu interesse e amor pelo meio rural. Eu saí do campo, mas o campo não saiu de mim, por isso todos os cursos que faço são relacionados a área”.

Além do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR, Walace está cursando também Agronomia, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. “Decidi fazer o curso técnico por ele incluir a parte de gestão de uma empresa ligada à produção agrícola, aumentando assim meu campo de trabalho como engenheiro agrônomo. Vou terminar o técnico e a graduação no mesmo período. Penso em trabalhar na área da produção, ser responsável por uma propriedade rural”.

O Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec, nasceu de uma parceria entre o SENAR e o MEC para ampliar e facilitar o acesso da população rural  ao ensino de nível médio. Como a maior parte das aulas é realizada na modalidade a distância, ele permite que o aluno possa cursá-lo mesmo que more uma fazenda. “Acho uma ótima iniciativa do SENAR. Geralmente pessoas do meio rural não têm muito tempo para frequentar salas de aula no modo presencial e isso facilita o acesso dessas pessoas ao ensino técnico, contribuindo para o crescimento da produção do País” – diz Walace.

Feito na medida para jovens como o Walace que desejam aliar  conhecimento, prática e visão empresarial, o curso  ensina não apenas técnicas de produção vegetal e animal, mas também disciplinas que estimulam o empreendedorismo no campo, como: Administração Rural, Economia Rural, Políticas Públicas para o Agronegócio, Marketing Aplicado ao Agronegócio, entre outras. O currículo está disponível no portal http://etec.senar.org.br/.