Na semana do Meio Ambiente, CNA lança Relatório de Sustentabilidade e nova ferramenta de Agricultura Sustentável

O dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é comemorado há 43 anos em todo o mundo. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), voz de mais de 5 milhões de produtores rurais,  se empenha ano a ano na divulgação da força sustentável do agrobrasileiro, que contribui para a enorme poupança ambiental do País – 61% de  florestas nativas preservadas.  Nesta semana, a CNA Brasil lança o site Agrosustenta e seu primeiro relatório de Sustentabilidade.

Ao divulgar o relatório, finalizado no dia 2 de junho,  a CNA reafirma o compromisso com a produção sustentável. Além das ações de responsabilidade socioambiental,  mostra que o setor agropecuário é capaz de reduzir em 22,5% a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), contribuindo para que o País cumpra o  compromisso assumido, em 2009, durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15). O Brasil já cumpriu 88% da meta de redução do desmatamento prevista para 2020. O aumento de mais de 178% na produtividade do campo, entre 1976 e 2013 comprova a sustentabilidade da agropecuária brasileira. Fruto de investimentos em pesquisa, tecnologia e conhecimento.

Este primeiro Relatório de Sustentabilidade traz ainda  as ações do Instituto CNA (ICNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Responsável pela disseminação de conhecimento no meio rural, o SENAR oferece cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais do Brasil, capacitando-os a adotar práticas agrícolas sustentáveis, como conservar a água, proteger a diversidade, captar os estoques de carbono das florestas existentes nas propriedades rurais.

O Instituto CNA atua para manter o produtor atualizado nas inovações e práticas sustentáveis que geram renda e reduzam os efeitos das mudanças climáticas. É o que pretende com o  site Agrosustenta, a nova ferramenta que ajudar o produtor rural a elaborar projetos de agricultura de baixo carbono em sua propriedade. No site é possível conhecer e comparar os diferentes modelos de tecnologias de baixo carbono. Com os resultados e gráficos apresentados no site, o produtor rural saberá quanto tempo e dinheiro deve investir para garantir uma produção sustentável de alimentos e, ao mesmo tempo, aumentar a renda no campo.  O Site agrosustenta será amplamente divulgado nos próximos dias.

Relatórios de Sustentabilidade no mundo
Hoje, mais de 60 países seguem as diretrizes de desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade estabelecidas pela Global Reporting Initiative (GRI). Criada em 1997, a GRI é uma instituição global independente e sem fins lucrativos, responsável pela criação de uma estrutura mundialmente aceita para medir o desempenho sustentável de empresas, repartições públicas, ONGs e outras organizações.