
Cerca de vinte técnicos são capacitados esta semana pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), para atuarem como mobilizadores em seus municípios de origem. O curso ‘Formação Profissional para mobilizadores’, tem o objetivo de estimular produtores rurais de variadas comunidades a fim de que participem dos treinamentos promovidos regularmente por esta entidade seguindo as diretrizes do Senar, com orientações sobre formação para este segmento.
De acordo com os gestores do Senar, o mobilizador é a figura responsável pela escolha do público e a seleção dos alunos. Ele é a pessoa que , indica ao Senar as demandas necessárias para cada município ou região, ou seja, ele é um canal de comunicação permanente junto ao Senar, e fundamental para o desenvolvimento da produção rural em todo o Maranhão.
Os mobilizadores estão ligados diretamente ao sindicato rural da sua cidade, mas também às secretarias de agricultura, associações, sindicato dos trabalhadores, órgãos do governo e bancos oficiais.
Este ano, já ocorreram dois cursos para este tipo de profissional. Com a iniciativa, o Senar espera um bom desenvolvimento dos pequenos produtores a partir de sua participação em cursos que estejam de acordo com a aptidão de cada região ou comunidade.
“Esperamos que este instrumento sirva como elemento para formação de opinião de nossos produtores rurais, e que a partir de sua participação nos cursos, haja significativa melhoria da qualidade de vida, no setor onde moram”, disse a coordenadora de Treinamentos de FPR e OS, do Senar, Yolanda Gomes de Oliveira Batista.