Maranhão presente no Conacarne 2025

Sistema Faema/Senar lidera comitiva em Belo Horizonte no maior congresso da carne bovina do país

O sistema Faema/Senar marcou presença no I Congresso Nacional da Carne (Conacarne), realizado no Expominas, em Belo Horizobte (MG). A comitiva maranhense, liderada pelo presidente Raimundo Coelho, foi composta por representantes dos Sindicatos Rurais de Imperatriz, Balsas, Caxias, Fortuna. O presidente do Sindicato de Presidente Dutra, Magno Moreira integrou o time. Além de produtores, técnicos da área de zootecnia e veterinária e assessores do sistema Faema/Senar. O superintendente da Faema José Hilton Coelho também estava no grupo de participantes.

“Viemos à Conacarne, promovida pela CNA e Faemg – este Fórum de palestras atualizado e muito importante para a cadeia da carne em todo o Brasil. E nós, da Faema, trouxemos produtores de carne, pecuaristas, técnicos, assessores da Faema, diretores e presidentes de sindicato para levarmos informações e conhecimento para a nossa base, que são as nossas propriedades”, destacou Coelho.

lideranças, especialistas e convidados no final do Conacarne.
lideranças, especialistas e convidados no final do Conacarne.

A abertura contou com a participação do presidente da CNA, João Martins, do presidente da Faemg, Antônio de Salvo, e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de diversas lideranças do setor. João Martins reforçou o objetivo central do evento:
“Estamos aprimorando a qualidade do zebu para produzir uma carne de qualidade, uma carne padrão. É isso que procuramos quando contratamos os técnicos: um trabalho voltado para a realidade do mercado e para o que o mundo quer. É por isso que estamos aqui promovendo este evento”, defendeu ele.

O presidente da Faemg, Antônio de Salvo, anfitrião do congresso, também destacou a importância da união do setor. “O Brasil tem tecnologia, genética e produtores preparados. Este congresso fortalece a integração entre estados e entidades para que possamos avançar juntos em inovação e sustentabilidade”, disse.

Comitiva do Maranhão na churrascada do encerramento.
Comitiva do Maranhão na churrascada do encerramento.

Durante dois dias, o Conacarne reuniu produtores de todas as regiões do país, sindicatos rurais, federações estaduais, diretores do Sistema CNA/Senar e entidades representativas. Foram discutidas tendências de consumo da carne bovina no mundo, padrões de qualidade exigidos pelos frigoríficos, inovações tecnológicas e novas oportunidades de mercado, consolidando o congresso como o maior espaço de debates do setor.

Entre os palestrantes convidados estiveram Sérgio Pflanzer (Unicamp), que destacou os avanços da produção sustentável; Maury Dorta (Embrapa Geneplus), que chamou atenção para a necessidade de alinhar genética ao mercado; e Ricardo Abreu (ABCZ), parceiro do evento, que reforçou o papel do melhoramento genético na evolução da cadeia produtiva.

 

Açougueiro Bolinha, faz demonstração de cortes de carne e qualidade do produto ao final do Fórum.

O Workshop também trouxe casos de sucesso apresentados por iniciativas como Nelore Golias, Beef Passion e Angus JP Agropecuária, exemplos de inovação, bem-estar animal e agregação de valor dentro e fora da porteira.

Promovido pelo Sistema CNA/Senar e pela Faemg, com apoio da ABCZ, o Conacarne consolidou-se como referência no debate sobre o futuro da pecuária bovina, reafirmando o protagonismo do Brasil como líder mundial em genética, sustentabilidade e qualidade da carne.

Raimundo Coelho com parte da equipe do Maranhão.

Na visão de produtores, a iniciativa foi de grande importância para quem vivencia a realidade da produção de carne.

Quem destaca isso é o produtor Samir Nicolau que integrou a turma do Maranhão, “o Conacarne trouxe uma programação completa e foi uma excelente oportunidade para os participantes terem uma visão “além da porteira, de tendências de consumo a demandas dos frigoríficos. Tudo isso foi apresentado nesses dois dias”.

Diretoria da CNA acompanha palestras ministradas no Fórum.

Para finalizar a programação, os organizadores levaram demonstração da prática especial de desossa e cortes nobres pelo açougueiro Marcelo Bolinha, que abriu para a churrascada de confraternização de todos os participantes.

José Hilton Coelho e Paulo Coelho assistem palestra na Expominas.
João Martins, da CNA, na abertura do Conacarne nesta quinta (18).
Time maranhense na Conacarne 2025

GALERIA

GALERIA