Futuro da Expocapril é planejado por Sindicato Rural de Bequimão e sistema FAEMA/SENAR

Feira agropecuária tradicional na Baixada Maranhense realizou sua 4ª edição no último fim de semana e a próxima edição deve ter formato atualizado e programação ampliada.

Uma reunião com as lideranças do Sindicato Rural, FAEMA e Senar discutiu o futuro do evento, que é referência na região.

A já tradicional feira agropecuária de ovinos e caprinos do município de Bequimão, na Baixada Maranhense, a Expocapril, realizou sua quarta edição no último fim de semana, no município, com iniciativa do Sindicato de Produtores Rurais e Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos de Bequimão, em parceria com a Prefeitura Municipal e sistema FAEMA/SENAR e apoio do Sebrae-MA.

Durante o evento, uma reunião realizada na sede do Sindicato Rural, discutiu o futuro do evento que é um dos únicos dedicados à ovinocaprinocultura no estado, que tem um rebanho que soma 680 mil cabeças. Participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural de Bequimão, Leônidas Viegas Almeida, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA), Luis Figueiredo, com membros da equipe técnica da instituição.

“O evento se consolidou nos últimos anos e entendemos que pode ser uma importante fonte de capacitação para produtores de toda a região”, avaliou o presidente do Sindicato Rural.

O presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, visitou a feira acompanhado do secretário municipal, Zé Martins, e equipes da prefeitura de Bequimão e SENAR.

Para o presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, o futuro do evento deve contemplar a integração de novas cadeias produtivas e serviços aos produtores rurais da região. “O evento está crescendo e pode dar uma contribuição ainda maior para o agro da Baixada, dando a oportunidade a produtores de outras cadeias produtivas, tanto da pecuária como da agricultura, e facilitando o acesso a tecnologias”, explicou.

Stand – Na quarta edição encerrada no último domingo, o sistema FAEMA/SENAR participou com um stand institucional onde expôs uma fabriqueta de transformação da farinha – outro produto muito tradicional da região. Além disso, consultores contratados apresentaram os serviços oferecidos gratuitamente aos produtores, em parceria com os sindicatos rurais, principalmente.

Durante o evento, o SENAR expôs sua mini fábrica de farinha e realizou palestras e curso de pilotagem de drones.

Foi formada também uma nova turma do curso de pilotagem de drones, além de palestras com temas variados, durante todos os dias do evento.