
O vice-presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, reuniu-se no Palácio dos Leões, com representantes de diversos órgãos governamentais e da iniciativa privada que desenvolvem ações no setor rural para debaterem resultados inerentes ao trabalho de Cadastramento Ambiental Rural, (CAR), aos produtores maranhenses.
Na ocasião foi criada uma comissão para juntos, poder público e privado-, montarem estratégia de execução de força tarefa visando atingir o maior número possível de imóveis e estabelecimentos rurais cadastrados até o prazo final, que é 5 de maio de 2016.
Com essa medida, governo e iniciativa privada, querem evitar ao homem do campo, penalidades da lei, garantindo o desenvolvendo de suas atividades dentro da normalidade jurídica e sem prejuízo de acesso de recursos disponibilizados pela rede bancária.
Imóveis
O CAR é uma obrigação para todos os proprietários rurais do país, segundo o Código Florestal Brasileiro, (Lei Federal nº 12.651/2012) e é de responsabilidade do poder público. Sendo aplicado nos assentamentos federais por meio do Incra, nos estaduais pelo Iterma, e nos demais, onde imóveis e estabelecimentos chegam até 4 módulos fiscais, a responsabilidade é do estado e dos municípios.
Portanto, o Governo estadual preocupado integração do sistema Faema/Senar no processo, para capacitar seus técnicos a fim de atendem os produtores de todos os municípios do estado.
A iniciativa de envolver o sistema Faema/Senar no processo foi da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (Sagrima), tendo sido capacitados um total de 353 técnicos, grande parte deles ligados à Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, (Agerp). Os demais são da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, (Aged) e do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão, (Iterma).
Além do sistema Faema/ Senar, participaram da reunião, representantes da Sagrima, SAF, Articulação Política, Sema, Agerp, Iterma e Fetaema.