Faema/Senar atinge objetivo com treinamento de técnicos para o CAR

O município de Pedreiras atingiu grande número de participantes no treinamento do CAR.
Técnico atende na sede da Faema, produtor rural em dia com sua contribuição sindical.

O sistema Faema/Senar realizou  treinamento de setembro do ano passado até o final do mês de maio, a técnicos ligados a diversos órgãos e instituições, cuja finalidade é atender os produtores rurais com o Cadastramento Ambiental Rural, (CAR), registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Para agilizar o processo de treinamento, a Federação trabalhou com 47  sindicatos dos produtores rurais parceiros, que por sua vez mobilizou profissionais das secretarias municipais de meio ambiente e de agricultura, escritórios de elaboração de projetos e de contabilidade.  Além desses, outros  profissionais também participaram técnicos ligados aos órgãos estaduais, (Agerp/Sagrima), que já estão em campo atendendo aos produtores rurais de suas regiões.

Graças a mobilização dos sindicatos nos municípios maranhenses,  o sistema  Faema/Senar nesta empreitada, atingiu 100% dos sindicatos de produtores rurais instalados no Maranhão. Foram estas entidades os responsáveis pela  mobilização de  técnicos e de produtores rurais. Um dos destaques de mobilização dos produtores foi o sindicato de Pedreiras, que reuniu uma média de cem pessoas, durante todo dia.

Mesmo tendo sido prorrogado por um ano, (prazo encerra em maio de 2016), a Federação e o Senar continuam desenvolvendo o treinamento no Estado. Exemplo disso é que em sua sede, a instituição disponibiliza técnicos  em tempo integral para realizar o cadastro dos produtores sindicalizados e em dia com as suas contribuições. O treinamento continua ainda nas sedes dos sindicados parceiros.

A  capacitação de técnicos é resultado de parceria firmada entre a Faema/Senar e o governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da  Agricultura, (Sagrima), que buscou cumprir com a exigência do Novo Código Florestal, obrigatório para todas as propriedades. Para que o programa cumprisse com o seu objetivo, a  equipe destas instituições visitou 16 municípios  onde realizou treinamento com  equipe do Estado.

 BOX
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o Maranhão possui área  passível de cadastro correspondente a 13.033.568 ha. Deste total, até o final do mês de abril foram cadastradas  6.820.307,81,% 52,33. O número de imóveis rurais cadastrados é de 6.719. O Maranhão encontra-se em primeiro lugar no Nordeste e no oitavo no Brasil, em imóveis cadastrados.