Faema participa do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014

Governo Federal deverá anunciar novas linhas de crédito para o setor agropecuário.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), com uma comitiva de mais de 20 lideranças rurais, participa hoje, em Brasília, do Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais. O evento faz parte da programação do lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, que será lançado às 11h em solenidade no Palácio do Planalto. O plano prevê linhas de crédito para o setor agropecuário, taxas de juros para empréstimos, além de valores e regras para contratação do seguro rural.

De acordo com o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, a mobilização nacional tem à frente a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, que conta com a presença de um grande contingente de presidentes de sindicatos de produtores rurais de cada estado. “A nossa expectativa é de um plano diferenciado para a Região Nordeste, com juros mais baixos para o pequeno produtor rural, de acordo com a proposta dos presidentes de federações da região. Existem claras diferenças climáticas entre as regiões brasileiras, e a região Nordeste é a mais prejudicada”, afirmou José Hilton.

José Hilton acredita que as medidas para ampliar a capacidade de armazenagem da safra, criação de uma agência de extensão rural e ampliação da cobertura do seguro agrícola, além da expansão do crédito rural, garantirão a continuidade do ciclo de expansão da agropecuária brasileira em 2014