Faema no Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8/3), o sistema Faema/Senar levou ao município de Fortuna, mais uma etapa do Programa Útero é Vida, em parceria com a prefeitura municipal e sindicato dos produtores rurais.

Esse Programa tem o objetivo de gerar oportunidade de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em mulheres rurais que vivem em comunidades carentes.

No Maranhão, já foram contemplados os municípios de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, São Vicente de Férrer, Pindaré Mirim, Cantanhede,São Pedro dos Crentes,São João Batista, Anapurus, Rosário, Presidente Dutra, Fortuna, Mirador, Barão do Grajaú, Passagem Franca, Lagoa do Mato, Colinas e Barra do Corda. Mais de 1800 mulheres já foram atendidas e cerca de 2000 crianças passaram pela rua do lazer.

De acordo com a coordenadora do Útero é Vida, Yolanda Gomes, em Fortuna o Programa atendeu 110 mulheres. O evento contou com as presenças do Presidente do sistema Faema/Senar, José Hilton de Sousa e do prefeito de Fortuna, Arlindo Filho.

O Programa utiliza o Circuito Saúde, onde as mulheres são cadastradas e, em seguida, encaminhadas para palestras educativas de prevenção e coletas de material para exames. Como atrativo ainda existe o circuito Espaço Beleza – um lugar em que as mulheres cortam cabelos e ainda recebem um Kit Beleza, contendo produtos de higiene pessoal.

Para facilitar a participação da mulher acontece a Rua do Lazer- um espaço recreativo e educativo para as crianças, enquanto as mulheres são atendidas as crianças ficam envolvidas em diversas atividades de lazer.