Dia de Campo incentiva produtor  maranhense a adotar tecnologias do ABC Cerrado

Técnicos  do Senar envolvidos no projeto ABC Cerrado

O projeto ABC Cerrado executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), teve seu ponto alto neste final de semana com a  realização do I Dia de Campo. O evento reuniu cerca de trezentas pessoas na Fazenda Canaã de propriedade dos produtores rurais, Wálter Lima Gomes Filho e Vanderléa Araújo Gomes, no município de Bacabal, localizada a cerca de 250 quilômetros de São Luís.

A ação teve como  principal objetivo mostrar aos produtores  os benefícios das tecnologias do ABC em uma propriedade que adotou o ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), se destacando como  experiência exitosa em um dos primeiros produtores assistidos pelo projeto por meio do Senar, onde segundo a equipe técnica tem se mostrado satisfeito, tendo como prioridade a expansão em outras áreas.

A iniciativa teve o intuito também de estimular a adoção da referida tecnologia em outras propriedades situadas na região. O Dia de Campo integra as atividades  do projeto ABC Cerrado, que inclui capacitações, assistência técnica e realização de eventos para a difusão  de suas tecnologias.

Esteve à frente da organização do evento, a equipe técnica do Senar sob a coordenação de Matheus Tavares e Cristiane Camboim do  Senar Brasil, o Gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Epitácio Rocha e a coordenadora do ABC Cerrado no estado, Aline Saldanha com o apoio dos parceiros: Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Governo Estadual (Sagrima), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (Uema), prefeitura de Bacabal, Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal e os proprietários da Fazenda sede.

Experiências

O Dia de Campo foi dividido em três estações. A primeira delas  tratou do tema da Aplicabilidade das tecnologias  do ABC Cerrado, com demonstração  por meio de experiências anteriores a viabilidade técnica e econômica do sistema.  Na segunda mostraram-se resultados da tecnologia ILPF, aplicada na propriedade e a terceira, abordou o manejo de pastagens.

Pecuaristas da Bacabal e de cidades vizinhas tais como: Alto Alegre do Maranhão, Peritoró, Coroatá, Timbira, Santa Luzia, Pedreiras, Codó, Caxias, Lago Verde, Lago do Junco, Chapadinha, Itapecuru foram atraídos pelas novas tecnologias do programa. Produtores rurais, professores universitários, pesquisadores e estudantes, compareceram também ao local.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, destacou a organização e o empenho para a efetivação do Dia de Campo, bem como  a repercussão em toda a região.

“Ouvi palestras de técnicos da Embrapa  e realmente constatei a inovação tecnológica que é o programa ABC Cerrado, uma agricultura sustentável que está tomando força no estado do Maranhão, por intermédio do Senar e parceiros”, disse ele, enfatizando a boa aceitação pelos produtores rurais maranhenses, a boa avaliação pelo Banco Mundial, e pelo Senar Brasil.

O coordenador técnico do programa ABC Cerrado, Matheus Tavares avaliou como positiva, a atividade, principalmente por ter havido dedicação de todos os  envolvidos.

“O Senar está no caminho certo, garantindo  assistência técnica de qualidade com técnicos capacitados trabalhando com tecnologias sustentáveis de produção e, certamente de forma bastante positiva, dentro do previsto”, frisou parabenizando a equipe envolvida.

Para o  Secretário-Adjunto, da Sagrima, Émerson Macêdo, o Dia de Campo tem uma importância muito grande, porque o projeto ABC Cerrado, juntamente com o programa Mais Produção,  programa do governo estadual  desenvolvido pelo Senar – busca levar novas tecnologias para o produtor.

“Estamos tendo a oportunidade de fazermos a difusão desse conhecimento que  é importante aos produtores, mas também para o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne e couro de modo geral”, disse ele.