Com a presença do presidente Raimundo Coelho, o Sistema Faema/Senar realizou o Seminário Cidadania Rural, promovendo orientação legal e valorização de quem faz o agro acontecer.
O município de Bacabal sediou o Seminário Cidadania Rural, realizado pelo Sistema Faema/Senar, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC/MA), Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e outras instituições. A ação faz parte do projeto CNA/Senar e tem como objetivo aproximar o produtor rural da legislação, ampliando o acesso à informação sobre temas essenciais para o desenvolvimento do setor do agronegócio.
Organizado pelo setor de arrecadação com o apoio da assessoria jurídica e da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), o evento destacou a importância de orientar e capacitar os produtores sobre as exigências legais que envolvem a atividade rural.
O projeto teve início no ano passado (2024) nos municípios de Imperatriz e Balsas, reforçou o compromisso da instituição em oferecer suporte técnico e institucional para que o homem e a mulher do campo possam atuar de forma regularizada e mais segura.
Com a presença do presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, o seminário reforçou o papel do conhecimento como ferramenta de transformação.
“O produtor precisa conhecer seus direitos e deveres para se fortalecer no mercado. O Senar está presente em todo o estado, levando orientação técnica, jurídica e gerencial, promovendo não apenas a produção, mas também a valorização do cidadão do campo”, afirmou Raimundo Coelho.
Durante o encontro, os especialistas Mariana Moreira e Luciano dos Santos Nunes conduziram palestras sobre regularização fundiária, fiscal, previdenciária e trabalhista, abordando de forma prática os principais desafios enfrentados pelos produtores. O público, formado por contadores, sindicalistas, estudantes e agricultores, participou ativamente das discussões, trocando experiências e esclarecendo dúvidas.
Além das orientações sobre documentação e obrigações legais, o seminário também trouxe informações sobre benefícios previdenciários e direitos do trabalhador rural, reforçando a importância da educação jurídica nO o campo.
“O conhecimento é a base da cidadania. Quando o produtor entende as regras e sabe onde buscar apoio, ele se torna mais forte e preparado para enfrentar os desafios do setor”, destacou a palestrante Mariana Moreira, mineira e especialista em agronegócio.
O Seminário Cidadania Rural reafirmou o compromisso do Sistema Faema/Senar com a disseminação de informação, a legalidade e o fortalecimento do agro maranhense. Com o apoio de diferentes setores e instituições parceiras, o evento mostrou que cidadania e conhecimento continuam caminhando lado a lado no campo.
Para Antônio Gomes de Araújo, técnico em contabilidade e secretário executivo do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, parabenizou a iniciativa e as parcerias para a realização do evento. “Excelente iniciativa, muita informação importante e novidades para serem aplicadas no nosso dia a dia”, disse.
A estudante Isabele Sousa da Silva destacou os benefícios e direitos dos produtores rurais destacados no seminário. “Vim, porque quis entender melhor sobre este mundo da contabilidade e do agronegócio. A afinidade que eles têm para bons resultados no final das contas. E foi muito bom, bem assertivo. Aprendi bastante”, resumiu ela.