Capacitações do pronatec do Senar mudam vida de produtores do baixo Parnaíba

Gestores da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), visitaram variadas  experiências exitosas implantadas por produtores rurais moradores em comunidades dos municípios de Santa Quitéria e de Coelho Neto.

A ideia, foi conhecer projetos  implantados a partir de parcerias firmadas no ano passado, com  a prefeitura de Santa Quitéria, Senar e o Pronatec, (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego), a fim de alavancar a produção rural por meio da capacitação do homem do campo, principalmente aqueles que trabalham com olericultura e horticultura e que tem se destacado na região.

As capacitações implementadas na região do baixo Parnaíba  no período de 2014 a 2015, atingiram uma média de 500 produtores rurais que hoje mantém uma média de cinquenta casos de sucesso, é que afirma o secretário de agricultura de Santa Quitéria, Carlos Alberto Monteles. “Avalio hoje a capacitação feita pelo Senar como a melhor possível”, disse ele.

Banana

Com experiência e entusiasmo o produtor  José Correia, morador do povoado Ladeira em Santa Quitéria,  investiu na plantação de banana, melancia e feijão. Se capacitou por intermédio de cursos ofertados pelo programa Formação Profissional Rural, FPR) do  Senar  e foi contemplado com o projeto Cultivo Irrigado de Banana – cuja parceria envolve o Banco do Brasil, prefeitura local e Senar.

Feliz, o produtor elogia a iniciativa e conta que mantém renda fixa com a comercialização de seus produtos que tem como carro chefe a banana prata, muito apreciada pelos paladares da região. “Fiz cinco cursos que me ajudaram a melhorar a minha plantação”, afirmou José Correia aos gestores da prefeitura e do sistema Faema/Senar.

Novo produtor

Mas, a novidade  não para por aqui. A iniciativa das instituições  rendeu para Glenilson Costa Silva  mudança total de vida. O novo produtor rural migrou da profissão de pedreiro para avicultor e olericultor. Em seu quintal, Glenilson tira agora rendimentos mensais para si, e para a sua família que ultrapassam seus ganhos em atividades anteriores.

Diversas outras casos de sucesso foram mostrados na ocasião. Com destaque para os projetos de meliponicultura, piscicultura e avicultura que recebem atualmente  assistência técnica continuada da equipe de profissionais da prefeitura local. Uma parceria de sucesso, segundo os gestores do sistema Faema/Senar.

Assentamento

Já em Coelho Neto, o cursos do Pronatec levados pelo Senar favoreceu um grupo de vinte moradores do  assentamento Guará que investiram  em uma área  de cinquenta  metros quadrados. A terra, cedida pelos dos próprios moradores, serviu para experimento de  cheiro-verde, couve, pepino, pimentão, abobrinha  e alface. A parceria neste caso foi firmada pela prefeitura de Coelho Neto e o Sindicato dos Trabalhadores  e Trabalhadoras Rurais daquele município.

“Foi uma oportunidade  única. Já debatíamos a necessidade  de  novas formas de alavancar a  nossa produção, e o Senar trouxe isso: diversos cursos que atendem o nosso objetivo. Onde a gente possa trabalhar menos produzir mais”, disse o produtor Herbert  dos Santos Lima, satisfeito com os conhecimentos adquiridos na capacitação do Senar.

O vice-presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, destacou a oportunidade de capacitar produtores  e de fortalecer parcerias com associações, sindicatos, prefeituras, empresas e outras, onde o foco sempre será a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

“Visitamos vários casos de sucesso. Os produtores que vimos, todos foram capacitados pelo Senar com assistência técnica continuada pela equipe da prefeitura. Podemos ver através dos depoimentos dos produtores que antes dos cursos do Senar, faziam o trabalho sem conhecimento e que agora estão colhendo frutos e melhorando a renda de suas famílias”, disse o gestor.

O gerente técnico do Senar e coordenador do Pronatec, Carlos Antônio Feitosa disse que o uma boa parceria resulta em casos de sucesso que destacam não somente na região, mas em todo o estado. Ele elogiou a equipe multiprofissional que assiste aos produtores rurais e destacou a visão do prefeito em investir na produção agrícola.

“Aqui em Santa Quitéria nós tivemos uma boa parceria com a secretaria de agricultura com o quadro técnico focado no desenvolvimento do setor rural, tivemos um rendimento muito bom, tanto com os cursos do Pronatec quanto com os cursos da Formação Profissional Rural, (FPR)”, disse Feitosa, destacando os casos de sucesso com horticultura, avicultura, apicultura  e suinocultura . “E, isso nos deixa satisfeitos porque o que a gente quer mesmo  é capacitar e ver resultados”.