
Santa Inês, Presidente Dutra e São Luís foram palco de uma série de encontros promovidos pelo Sistema FAEMA com foco no fortalecimento dos Sindicatos Rurais do Maranhão. Mais de cinquenta sindicatos estiveram representados por seus colaboradores e por presidentes, que participaram de dois dias intensos de capacitação, troca de experiências e alinhamento estratégico.
A iniciativa teve a presença do presidente do sistema FAEMA, Raimundo Coelho, do vice-presidente Carlos Antônio e do superintendente do SENAR Maranhão, Luiz Figueiredo. Os encontros contaram ainda com o apoio fundamental do Sindicato Rural de Santa Inês, do SEBRAE Regional Presidente Dutra e do CREA, que cederam os espaços para a realização das atividades.
Entre os principais temas abordados estiveram a regularização sindical, a estrutura jurídica e administrativa das entidades, a emissão do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), a prestação de serviços como ITR e CCIR, além do uso do Sistema de Gestão Sindical – SG-Sind.
Para muitos participantes, a capacitação chegou em um momento crucial. É o caso de Analya Roberta, vice-presidente e mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Buriti Bravo, que destacou os desafios enfrentados ao assumir a gestão de uma entidade antiga e desestruturada:
“Assim que a gente assumiu o comando do sindicato dos produtores, os desafios foram grandes porque era algo novo para mim. O sindicato não estava organizado juridicamente, então a gente não tinha muita noção de quem eram os sócios, quem estava contribuindo e nem tínhamos uma sede física, não tínhamos serviços a ofertar ao produtor rural, então muita coisa ineficiente, o que deixou a gente um pouco assustada. ”
Segundo Analya, o treinamento oferecido pelo Sistema FAEMA/SENAR foi transformador:
“O treinamento foi fundamental, quando eu retornei, já passei boa parte das informações para a diretoria, a gente vai agora sanar essas pendências.”

A colaboradora ainda destacou a importância da ferramenta SG-Sind na organização interna dos sindicatos:
“O SG-Sind, é algo que a gente já conversou aqui no sindicato, em reunião e a gente vai inserir nas atividades do sindicato que vai facilitar o nosso trabalho, cadastrar todos os sócios, gerar a carteirinha deles.”
Leonidas Viegas, presidente do Sindicato Rural de Bequimão, também reforçou o impacto positivo da capacitação:
“Essa capacitação, ela chegou num momento muito oportuno em que nós estamos de fato reestruturando o sindicato, arregimentando produtores rurais e com isso adquirimos conhecimento suficiente para que a gente possa passar todas as orientações que o produtor rural necessita e podendo prestar um serviço de excelência.”

A coordenadora sindical da FAEMA, Liliane Coelho, destacou que o fortalecimento dos sindicatos passa por um conjunto de ações estratégicas que foram amplamente discutidas nos encontros:
“Os Sindicatos possuem diversas ferramentas que podem utilizar para fortalecimento da representatividade do Produtor Rural, várias delas foram abordadas durante nossos encontros, como: organização e mobilização da categoria, capacitações, assistência técnica, incentivo à comercialização e organização da sua produção, comunicação e visibilidade, acesso à créditos e políticas públicas e outros serviços. ”
A série de encontros confirma o compromisso do Sistema FAEMA com a qualificação dos colaboradores sindicais e o desenvolvimento do setor agropecuário maranhense, ampliando a representatividade e a capacidade de atuação dos sindicatos em todo o estado.
GALERIA

GALERIA
