Buriti Bravo recebe última ação de saúde do homem e mulher rural em 2023

Parte do Programa de Promoção Social desenvolvido pelo SENAR-MA, a ação vai levar serviços e orientações de prevenção aos cânceres mais incidentes no estado para a população rural de Buriti, a 325 km da capital. 

A expectativa é que sejam atendidos até 140 homens e mulheres da comunidade rural do Povoado Formoso e arredores, em Buriti Bravo.

Buriti Bravo (MA) – Em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Buriti Bravo e a prefeitura do município, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA), realiza nesta quinta-feira (30.11), a última ação de saúde do homem e da mulher rural no ano de 2023.

 A atividade acontecerá partir das 8h, na escola municipal do Povoado Formoso, em Buriti Bravo, a 501,4 km de São Luís (MA), e terá capacidade para atender até 140 homens e mulheres.

Os mutirões de saúde fazem parte de uma estratégia de promoção social, que tem como objetivo levar orientações educativas e dar acesso a exames preventivos de câncer de mama, cólon de útero, pênis e próstata, beneficiando especialmente a população rural do estado. Somente em 2023, o sistema FAEMA/SENAR atendeu cerca de 1.100 pessoas, em 10 Programas de Saúde da Mulher Rural, e 05 Programas de Saúde do Homem Rural.

 “Realizamos essas ações sempre em parceria com as secretarias municipais de saúde, para que as pessoas atendidas, caso precisem, tenham continuidade de seu tratamento e acompanhamento médico. Nosso objetivo prioritário é educar essa população rural para a importância do autocuidado e prevenção dessas doenças que matam muita gente, mas poderiam ser evitadas. Para os homens, disponibilizamos o exame PSA 15 dias antes da data da ação, e consulta com urologistas para avaliarem os resultados e diagnósticos, Para as mulheres, realizamos o exame Papanicolau e orientamos sobre o autoexame das mamas, com o atendimento de profissionais de saúde”, explica a coordenadora estadual do programa pelo SENAR-MA, Yolanda Batista.

Além das orientações e serviços de saúde, as ações de promoção social também oferecem gratuitamente serviços de beleza para os participantes.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para o triênio 2023-2025. Desses, os mais incidentes são os de mama e colo de útero – para as mulheres – e os de próstata e pênis – para os homens -, e representam mais de 20% dessa perspectiva assustadora. Para se ter uma ideia, somente em 2023, o INCA estima que serão registrados 73 mil novos casos de câncer de mama feminina e 17 mil para câncer de colo de útero; e 71 mil novos diagnósticos positivos para câncer de próstata.

 No Maranhão, até 2025, as estimativas dos órgãos de saúde apontam 36 mil novos casos de câncer, dos quais 38,1% deverão atingir a próstata, e 28,1% é a estimativa para os casos na mama feminina. A situação mais grave é a incidência do câncer de colo de útero; o Maranhão é o estado nordestino com o maior número de casos: quase 22 diagnósticos positivos para cada 100 mil mulheres que residem no estado.

 Mas os especialistas também afirmam que esses cânceres tem grandes índices de cura quando detectados precocemente, e tem sua prevenção ligada a hábitos de higiene e rotina de exames regulares e acessíveis nos sistemas de saúde pública.

 “Por isso, ao fazermos essas ações de saúde sempre buscamos a parceria com a Prefeitura. Nós sensibilizamos a população rural, incentivamos os exames, trazemos as orientações de saúde, mas o acompanhamento médico dessas pessoas é continuado pelo serviço público de saúde”, destaca o presidente da FAEMA, Raimundo Coelho.

Em Buriti Bravo, ultimo município a receber o mutirão de saúde em 2023, está prevista a oferta dos serviços de exames preventivos ginecológicos, diagnósticos de exames PSA (realizados previamente com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde), testes rápidos de saúde, atualização vacinal, palestras e orientações de saúde, distribuição de kits de higiene pessoal e serviços de beleza.