Encontro em Tuntum promove conhecimento, assistência técnica e gestão, com foco no desenvolvimento da produção rural e na integração entre instituições
Tuntum (MA) — Conhecimento, assistência técnica, gestão e parceria marcaram a AgroTuntum, iniciativa que reuniu produtores rurais, técnicos, lideranças e representantes de instituições para discutir os desafios e as oportunidades do setor produtivo em Tuntum e na região. Promovido pelo Sistema Faema/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Tuntum, a Prefeitura de Tuntum e o Sebrae, o encontro reforçou a importância da união de esforços para levar informação, tecnologia e novas perspectivas a quem vive e produz no campo.
A abertura contou com a presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tuntum, Marcio Gomes da Silva; do presidente em exercício do Sistema Faema/Senar, Carlos Antônio Feitosa de Sá; do prefeito em exercício, Nelson do Nanxi; do secretário municipal de Agricultura, Magno Melo; e da gerente Regional do Sebrae, Iva Melo.
Também participaram a coordenadora do Sebrae – Unidade Sertão Maranhense, Ana Karla Coelho; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Presidente Dutra, Magno Moreira; e a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra do Corda, Reysane Abreu.

A programação foi direcionada principalmente à bovinocultura de corte e leite, uma das atividades de destaque da produção rural do município. O primeiro momento técnico apresentou o cenário da bovinocultura de corte e leite em Tuntum e no Maranhão, com participação de profissionais do Senar e produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
O painel foi moderado pelo engenheiro agrônomo e supervisor de campo de ATeG do Senar-MA, Sebastião Neto, e contou com a participação do técnico de campo Ricardo Lima, além dos produtores João Craveiro, da Fazenda Craveiro, e Raimundo Nonato, da Fazenda Alto Alegre. A troca de experiências aproximou a realidade vivenciada nas propriedades das orientações técnicas apresentadas durante o encontro.

A presença dos produtores assistidos pela ATeG também evidenciou o papel da assistência técnica no acompanhamento contínuo das propriedades, contribuindo para o planejamento, a tomada de decisões e a busca por melhores resultados produtivos e econômicos.
Na sequência, o debate avançou para a gestão das propriedades rurais, com o painel “Pastagens como ferramenta de gestão produtiva e econômica na pecuária de corte”. O momento foi conduzido pelo engenheiro agrônomo e coordenador regional de ATeG do Senar-MA, Rozalino, e reuniu a zootecnista e supervisora de ATeG Gabriela Oliveira, o engenheiro agrônomo e supervisor de ATeG Aurélio Saraiva e o engenheiro agrônomo e coordenador de ATeG Egon Bastos.

A discussão destacou o manejo e o planejamento das pastagens como ferramentas importantes para melhorar a eficiência da produção pecuária, reduzir custos e apoiar decisões mais estratégicas dentro das propriedades.
Desenvolvimento
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tuntum, Marcio Gomes da Silva, a realização do encontro representa um avanço na aproximação entre produtores e instituições que atuam diretamente no desenvolvimento do setor rural.

“A importância da parceria entre o sistema Faema/Senar e a participação do Sindicato dentro da AgroTuntum e do Encontro de Produtores, é muito grande. É um momento de trazer conhecimento aos produtores rurais e ações que podem fortalecer as atividades do setor”, ressaltou o gestor sindical.
A programação também reforçou a importância das parcerias para ampliar o acesso dos produtores a soluções de inovação e tecnologia. Encerrando as atividades técnicas da manhã, o Sebrae apresentou uma palestra sobre o Sebraetec, conduzida pela analista da Unidade Regional das Serras Alto Mearim/Grajaú, Luciana Alves.
A iniciativa apresentou possibilidades de acesso a soluções tecnológicas e serviços especializados, fortalecendo o empreendedorismo e a capacidade de inovação dos pequenos negócios rurais.
Para o Sebrae, é uma alegria estar na segunda AgroTuntum, fortalecendo essa parceria tão importante com o Sistema Faema/Senar.
“Parabenizamos o município de Tuntum e o Sindicato dos Produtores Rurais pela realização de um evento que valoriza o produtor e mostra a força do agro no desenvolvimento do nosso território. O Espaço Juntos pelo Agro representa justamente esse propósito: estar perto de quem produz, levando conhecimento, inovação e oportunidades. E Sebrae e Senar estão juntos nesse propósito”, destacou a gerente.
A AgroTuntum também integra a proposta do Juntos pelo Agro, fortalecendo a atuação conjunta de instituições e parceiros em favor do produtor rural. A iniciativa aproxima conhecimento, assistência técnica, inovação e oportunidades, criando um ambiente de troca de experiências e valorização de quem movimenta a economia no campo.
De acordo com o presidente em exercício do Sistema Faema/Senar, Carlos Antônio Feitosa de Sá, ações como a AgroTuntum são importantes para ampliar a presença da instituição nos municípios e fortalecer o trabalho desenvolvido junto aos produtores.
“Mais uma vez o sistema Faema/Senare o Sebrae chegam para fortalecer as agrofeiras dentro do estado. São as vitrines, oficinas e cursos que trazemos que fortalecem o setor., além do empreendedorismo. O conhecimento ao público principal que é o produtor rural, é que mais importa ao sistema Faema/Senar. Por isso uma equipe sempre preparada e presente nos principais eventos”, disse o presidente.
Ao reunir diferentes atores em torno das necessidades e potencialidades do meio rural, a AgroTuntum reforça que o desenvolvimento do agro passa pela informação, pela qualificação, pela assistência técnica e, principalmente, pela construção de parcerias.
O secretário de Agricultura de Tuntum, Magno Melo reforçou a importância da parceria dentro de uma Feira. Citou como exemplo o trabalho desenvolvido junto ao sistema Faema/Senar, Sebrae e Sindicato Rural
“Sem os parceiros nunca conseguiríamos fazer a Feira. Quero agradecer em nome da prefeitura de Tuntum, pelo apoio a este projeto que só se fortalece a cada ano”, disse o secretário.