Senar patrocina capacitações, oficinas, vitrines tecnológicas e Encontro de Produtores durante a 19ª edição da feira
A XIX Agrofeira de Bacabal reúne, até o dia 23 de agosto, produtores rurais, profissionais do setor agropecuário e instituições parceiras em uma programação voltada à capacitação, difusão de tecnologias e orientação técnica. O evento é realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, com patrocínio do Senar e parceria da Faema.
Entre as ações desenvolvidas durante a feira estão sete cursos de Formação Profissional Rural. As capacitações contemplam Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, Derivados do Leite, Uso de Drone para Monitoramento, Pilotagem de Drones, Primeiros Socorros, Educação Ambiental e Manejo de Pastagem.
A programação inclui ainda oficinas de transformação da mandioca e da cana-de-açúcar, vitrines tecnológicas de hidroponia e piscicultura, experiência com óculos de realidade virtual e atendimento técnico aos produtores no estande.

Para o presidente da Faema, Carlos Antônio Feitosa, a presença das ações de capacitação amplia as oportunidades para o produtor aproveitar a feira também como ambiente de conhecimento.
“Uma feira agropecuária também precisa aproximar o produtor de conhecimento e de soluções que possam melhorar o trabalho dentro da propriedade. É essa oportunidade que buscamos ampliar com os cursos, vitrines, oficinas e atendimento técnico”, explica o presidente.
No dia 21, a programação técnica ganha destaque com o Encontro de Produtores Rurais de Bacabal. O evento terá palestras sobre cria e recria a pasto, oportunidades de mercado e estratégias eficientes de manejo de pastagens, além da apresentação das soluções do SebraeTec.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, Ramon Arraes, destaca a importância de reunir diferentes ações em uma mesma programação.
“A Agrofeira é um momento de encontro do produtor com empresas, parceiros e novas oportunidades. Quando também oferecemos capacitação e informação técnica, fortalecemos ainda mais o papel da feira para quem vive da atividade rural”, destacou.
A XIX Agrofeira de Bacabal segue até domingo, 23 de agosto.