Agrofeira de Bacabal aquece mercado agropecuário e leva conhecimento aos produtores

“O Senar está sempre a dispor da comunidade rural, e o meu olhar para o Senar só o engrandece, e agradeço demais a oportunidade além de parabenizar aos organizadores da Feira”, Juliana de Santos Vaz – estudante de zootecnia, treinanda do curso de Operação e manutenção de máquinas agrícolas, ofertado durante a 15ª Agrofeira de Bacabal, realizada em agosto deste ano.

Encerramento do curso de Derivados do leite, na Agrofeira de Bacabal.

O evento realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, sistema Faema/Senar e outros parceiros, levou diversas ações para o produtor rural. Dentre elas destacam-se os cursos de Operador de drone, Operador de máquinas agrícolas e Derivados do leite.  O estande da entidade, focou nas Oficinas de Farinha de Mandioca e de Fabricação de Cachaça, além de um time de profissionais para atender aos visitantes.

Além dessas atividades, a Agrofeira realizou comercializações e exposições de animais de todas as raças, venda de tratores e veículos, palestras técnicas, torneio leiteiro, shows e ao final foi realizada pelo grupo organizador, a tradicional cavalgada.

Oficina de Farinha de mandioca, no estande do Senar.

Ramon Arrais, presidente do Sindicato Rural de Bacabal, destaca a preocupação de levar o melhor para o público. Segundo ele, uma programação enxuta que visa qualificar o homem do campo.

Diferencial

“Bacabal possui hoje o segundo maior rebanho bovino do estado e a feira só vem mostrar o quanto a gente é forte em relação ao agronegócio e a agropecuária nesta região. O grande diferencial da Feira é justamente esta qualificação. São cursos que o Sindicato por meio do Senar, proporciona para essas pessoas que querem entrar no mercado de trabalho”, disse ele, agradecido pela participação do Senar.

Curso de Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas, oferecido no local.

O motorista e aluno do curso de Operação de Máquinas e Tratores Agrícolas, agradeceu ao professor Geziel Sousa, pela dedicação. “Nos ensinou muito. Foi uma experiência gratificante e só tenho a agradecer”.

O ponto alto da Exposição foi o encerramento do curso de Derivados do Leite, onde foram apresentados os produtos elaborados pela instrutora Ana Joaquina, durante três dias, para um público de 12 participantes.

Mesa de produtos à base do leite.

Peças como bolos, cocadas, pudins, doces de variados tipos, bebidas lácteas, e outros, foram expostas e degustadas pelos presentes. A ocasião reuniu o presidente do Sindicato de Presidente Dutra (Magno Baltazar), e o diretor do Sindicato de Peritoró (Sebastião Moura).

O presidente do Sindicato Rural de Bacabal, Ramon Arrais, discorre sobre a importância do Senar na Exposição.

Conforme afirmou o Superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, “O Senar teve mais uma vez participação significativa na 15ª Agrofeira de Bacabal com suas capacitações. O curso de Derivados do leite alcançou a repercussão desejada, visto que a região do Mearim é uma das mais importantes bacias leiteiras do Estado”, concluiu ele.