Agrodiálogos do Senar reúne mais de trezentas pessoas em Cantanhede

O projeto discute com produtores rurais alternativas e  investimento em tecnologia no campo

Mais de trezentos produtores rurais acabam de participar do seminário Agrodiálogos  do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Cantanhede. O evento  teve a organização da entidade em parceria com o Governo do Estado por  meio da Secretaria Estadual  de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), com apoio de sindicatos, igreja católica local, associações e lideranças comunitárias rurais.

Raimundo Coelho, da Faema, no encerramento do Agrodiálogos em Cantanhede.
Empresário e ex-secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, fala da importância da Agricultura para o estado.
Paulo Coelho, Márcio Honaiser e Raimundo Coelho, no seminário Agrodiálogos em Cantanhede.
Mais de trezentos produtores rurais, participaram das palestras que trataram de assuntos importantes para o setor rural.

Cerca de 40 localidades do município, foram representadas na solenidade, motivadas por mais conhecimento acerca do empreendedorismo e aprendizado para o seu negócio. Muitos deles encontram-se pleiteando recursos junto à crédito fundiário pelo Incra (áreas de assentamento) e linhas de crédito junto a bancos oficiais, a fim de organizar as suas produções. O Agrodiálogos tirou dúvidas e abriu perspectivas para quem participou.

O projeto Agrodiálogos tem por  objetivo favorecer o homem do campo por meio de palestras  sobre inovações tecnológicas, educação rural, empreendedorismo, formação profissional rural, assistência técnica, organização do setor rural e participação politica. A iniciativa visa incentivar o pequeno e médio produtor rural, para melhor empreender e fazer crescer o seu negócio.

Compromisso

Em Cantanhede, a  abertura foi feita pelo superintendente  de Apoio à Produção Agropecuária da Sagrima, Paulo Coelho, responsável pela organização  do  evento, seguida pelo representante da  Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Estado do Maranhão (Fetraf), Ruan Amorim, que tratou do tema Crédito Fundiário.

A programação envolveu o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, que discorreu sobre as ações da entidade voltadas para a capacitação do produtor rural em todo o estado. Também colaborou com o seminário, o empresário e ex-secretário da Agricultura do Estado, Márcio Honaiser, que falou do compromisso do atual Governo para com a produção rural, ressaltando a parceria com o sistema Faema/Senar, em diversos programas.

Finalizou a reunião, o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho falou dos serviços prestados pelas entidades que representa, destacando conhecimento e  aplicação de tecnologia no campo e citou o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), e de parcerias com o Governo Estadual, no sentido de fazer prosperar as propriedades atendidas pelo  programa Mais Produção.

“É um projeto que traz informações ao produtor rural. É muito importante o trabalho que estamos fazendo porque dele, falamos da  necessidade que temos de transferir tecnologia para a pequena e média produção de Cantanhede e do todo o estado”, disse Raimundo Coelho, após a sua apresentação.

Na opinião de Márcio Honaiser, o Agrodiálogos foi muito produtivo em Cantanhede. “Ver tantos produtores rurais, associações e sindicatos reunidos em torno de projetos de desenvolvimento para o setor produtivo, discutindo os desafios e oportunidades é realmente um sinal de que estamos no caminho certo”, pontua ele.

Paulo Coelho analisa o encontro com os produtores em Cantanhede, ressaltando que é necessário que uma análise sobre  o desenvolvimento rural do município e de todo o Estado.

“O Senar está de parabéns pelo projeto Agrodiálogos que traz palestrantes capacitados para discutir essas políticas públicas com os produtores rurais  tanto para Cantanhede  quanto para todo o Maranhão – que  só tem a ganhar com o projeto”, destacou Paulo Coelho..