Ação de Saúde atende a mulher rural  na Feira de Loreto

.

publicação

A  Feira  Agropecuária de Loreto, (AgroLoreto), atraiu milhares de pessoas esta semana dispostas a conhecer de perto novidades  do mundo do agronegócio e também para participar do programa ‘Útero é Vida’, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), que na oportunidade, manteve equipe formada por profissionais de diversas áreas para o atendimento a mulheres rurais com o exame preventivo do colo de útero, entrega de brindes, cuidado com o cabelo, (corte e escova para mãe e filhos), além de aplicação de flúor.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Várias mulheres visitaram o local, a exemplo da dona de casa, Maria Luiza Macedo dos Santos, de 30 anos. “Essa ação é importante porque oferece   oportunidade para a gente se cuidar”, disse ela  revelando nunca ter se submetido ao exame, mesmo já sendo mãe de um filho. “Uma excelente forma de nos atender”, disse, feliz, ao receber kit de produtos de higiene e beleza.

Outra que também demonstrou contentamento com o programa foi Maria Aparecida Gomes Borges, de 30 anos e mãe de cinco filhos. “Excelente iniciativa trazer o preventivo para cá”, ressaltou, agradecida pela iniciativa do Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais, por meio do presidente Alessandro Costa.

Serviços

Além da ação de saúde, o  sistema Faema/Senar, parceiro da Exposição,  expôs seus programas e  apresentou aos produtores rurais a minidestilaria, (protótipo de usina), de beneficiamento de cachaça, e a oficina de beneficiamento de mandioca que utiliza farinha para a produção de beijus, (massa comestível feita a partir da farinha  de mandioca).

Ambos os equipamentos, são manipulados por instrutores do Senar, que na ocasião receberam visita de centenas de pessoas, dentre eles estudantes e  professores do Instituto Federal  de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, (IFP) que no local receberam informações sobre o funcionamento do equipamento e também sobre o atendimento  do Senar ao homem do campo.

Outro serviço disponível na feira agropecuária foi o cadastramento ambiental rural, (CAR), feito por um técnico especializado da Faema. O estande do sistema Faema/Senar distribuiu material informativo tais como: cartilhas, folders, jornal institucional e banners. O ponto alto da Feira foi a entrega no final,  de certificados aos produtores qualificados, pelo presidente da Faema, Raimundo Coelho e pelo presidente do Sindicato, Alessandro Costa.