Faema celebra 60 anos em cerimônia marcada por história, emoção e reconhecimento ao agro maranhense

Homenagens, discursos e memória institucional destacaram o legado da entidade na construção do agro do Maranhão

Presidentes de Sindicatos, colaboradores e convidados participaram de data histórica durante II Assembleia Ordinária de 2025.

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) celebrou, no dia 28 de novembro, seus 60 anos de existência em uma solenidade que reuniu emoção, reconhecimento e um profundo resgate histórico. Realizado na sede da OAB-MA, o evento homenageou personagens, parcerias e instituições que contribuíram para a consolidação da entidade como uma das maiores referências do agro no estado, reunindo lideranças rurais, produtores, colaboradores e parceiros estratégicos.

Conduzida pelo presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, a celebração teve início com a segunda Assembleia Ordinária de 2025, momento marcado pela apresentação de resultados e reflexões sobre a trajetória construída ao longo de seis décadas. O gerente da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Epitácio Rocha, destacou avanços no atendimento às propriedades rurais e reforçou o legado da metodologia.

Edilson Baldez, presidente da Fiema participou das comemorações dos 60 anos da Faema.

Durante a assembleia, foram homenageados os vencedores do Prêmio Nacional ATeG 2025, na cadeia da piscicultura — a engenheira de pesca e técnica de campo, Jessica Adriane, o produtor rural premiado Luiz Adriano Brito, da Piscicultura Arco Verde, em Bacabeira e o Sindicato de Rosário, representado pela presidente Luane Feitosa receberam o reconhecimento que reforçou o impacto da Faema e do Senar no desenvolvimento do agro local. Ainda na sequencia, a vice-presidente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro, Keyssyanne Soeiro apresentou um panorama de ações desenvolvidas durante o ano de 2025, em favor do fortalecimento da participação das mulheres no setor produtivo rural.

José Hilton Coelho foi homenageado pelo atual presidente, Raimundo Coelho.

Fortalecimento
As homenagens seguiram com discursos de autoridades presentes, que ressaltaram a importância histórica da Faema no fortalecimento do setor produtivo. O deputado federal Márcio Honaiser enfatizou sua ligação com as pautas do agro e declarou que “Foi muito bom mais uma vez participar da Assembleia da Faema. E hoje comemora-se sessenta anos de história ajudando o homem do campo, gerando capacitação e dando todo o apoio necessário. Sou o deputado que mais esteve ao lado das pautas da agricultura no estado — isso me orgulha muito, me honra”. Sua fala reforçou o papel da entidade como voz ativa e atuante junto ao poder público.

Celso Gonçalo destacou parceria ente o Sebrae e o sistema Faema/Senar para o desenvolvimento do empreendedorismo no agronegócio,

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, também prestou homenagem à Federação, destacando a construção conjunta de projetos e ações ao longo de décadas. 

“Quero cumprimentar a Faema neste dia tão importante, onde completa 60 anos. Essa grande contribuição, parceira do Sebrae, já rendeu muitos trabalhos e continuará rendendo ainda mais. Parabéns a todos que fazem a Faema”, afirmou, reforçando a relevância da relação entre as instituições para o crescimento do empreendedorismo rural no estado.

A representatividade construída pela Faema nas últimas seis décadas foi amplamente ressaltada pelo vice-presidente Carlos Antônio Feitosa de Sá, que destacou a amplitude do trabalho desenvolvido.

Deputado federal, Marcio Honaiser parabenizou a Faema pelos serviços prestados aos produtores rurais do estado.

“Hoje é um dia de muita glória para nós que fazemos o Sistema Faema/Senar. Integramos a maior cadeia de assistência e capacitação educativa no campo, na agricultura e na pecuária. Estamos presentes em 90% dos municípios do estado, sempre ao lado dos sindicatos rurais, que são a base de todo esse processo”, declarou. Ele concluiu emocionado: “Tenho muito orgulho de participar deste momento, e que este legado se eternize no Maranhão”.

Raimundo Coelho conduz toda a programação de homenagens à Faema e fala emocionado do trabalho ora desenvolvido no Maranhão.

Em um dos momentos mais marcantes da celebração, o presidente Raimundo Coelho fez um discurso que emocionou o público ao relembrar personagens fundamentais na construção da entidade, como o ex-presidente Hilton Coelho que ficou à frente da Faema como presidente por 16 anos, além de destacar o trabalho atual do vice-presidente Carlos Antônio Feitosa e do diretor-secretário Emerson Galvão. 

“Hoje comemoramos os 60 anos da Faema e aqui mostramos os avanços que o Sistema Faema/Senar conseguiu fazer no Maranhão, levando conhecimento, assistência técnica e educação profissional ao produtor rural. Fortalecemos uma verdadeira revolução silenciosa no campo”, afirmou, completando: “Os assistidos pelo Senar obtiveram, em média, vinte por cento de lucro. Ensinar o produtor rural a usar tecnologia, aumentar sua renda e melhorar sua vida é a nossa missão”, disse emocionado o gestor.

Produtor rural e técnica de campo premiados, aqui com a presidente do Sindicato de Rosário e com Raimundo Coelho.

A solenidade dos 60 anos da Faema destacou não apenas a história da entidade, mas seu papel transformador na vida de milhares de produtores maranhenses. Entre homenagens, lembranças e discursos marcados pela gratidão, o evento reafirmou o compromisso da Federação em seguir construindo, com responsabilidade e visão de futuro, um agro cada vez mais forte, representado e sustentável para o Maranhão.

GALERIA

GALERIA