O evento reforça a força feminina no campo e o trabalho da Comissão das Mulheres do Agro, integrando o movimento nacional liderado pelo Sistema CNA/Senar.
A ExpoMatinha 2025 foi palco de um dos momentos mais marcantes da feira, o I Encontro Municipal das Mulheres do Agro, que reuniu produtoras, lideranças sindicais e técnicas do setor em uma programação voltada ao fortalecimento da presença feminina no agronegócio. Painéis, palestras e rodas de conversa destacaram o protagonismo das mulheres que movem o campo maranhense, alinhadas ao trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional e Estadual das Mulheres do Agro, iniciativa da CNA/Senar.
O encontro teve à frente mulheres atuantes nas políticas sindicais de Matinha, como Rosário Ferreira e Valentina Mendonça, que vêm se consolidando como vozes representativas do movimento no município. Criada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Comissão das Mulheres do Agro tem como missão ampliar a participação feminina no setor, promover a liderança e o empreendedorismo, além de incentivar a representatividade nas federações e sindicatos rurais.
A abertura do evento feminino em Matinha contou com as participações do superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo, que tem apoiado iniciativas de fortalecimento feminino no agro; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Matinha, Domingos Ferreira; de Rosário Ferreira; da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Matinha, Clemilda Silva Pinheiro; e da vice-presidente estadual da Comissão das Mulheres do Agro, Keyssyane Soeiro, que também participou como palestrante principal, ministrando a palestra Empreendedorismo Feminino no Agro. Durante sua fala, Soeiro destacou a importância da capacitação, da união e da representatividade feminina no fortalecimento do agronegócio maranhense.
Investir e crescer no campo
O ponto alto da programação foi a Roda de Conversa “Mulheres que Inspiram”, conduzida pela instrutora do Senar, Jamilda Ribeiro, com a participação de produtora rural e integrante da Comissão das Mulheres do Agro no município, Maria do Rosário Ferreira; da produtora rural, Maria de Jesus Gonçalves; a técnica de campo da Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), Klara Cunha de Menezes e Márcia Gabriele Rabelo Melo, fiscal da Agencia Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged).
Também integrou o evento a agente orientadora Cândida Pereira, que apresentou o tema Crédito com orientações CNA/Fiagro – segurança para investir e crescer no campo.
Para o presidente do Sindicato, Domingos Ferreira, o evento marcou um novo capítulo para o movimento feminino em Matinha. “O Sindicato está de portas abertas para fortalecer as mulheres do agro na nossa cidade, na região e no estado. Elas são fundamentais para o desenvolvimento do campo”, afirmou.
A produtora Maria de Jesus Gonçalves destacou a importância do encontro como espaço de valorização. “Foi uma oportunidade da mulher mostrar seu valor,
Keyssyane Soeiro avaliou o encontro como um marco para o Maranhão. “Saímos com a sensação de dever cumprido. Este foi mais um grande caso de sucesso, mostrando que as mulheres do agro estão preparadas para liderar e seguir em frente com coragem e união”, concluiu.
Já a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Matinha, Clemilda Silva Pinheiro, reforçou o compromisso com o movimento: “É uma satisfação muito grande apoiar e fortalecer esta causa em prol das mulheres do campo. Estamos juntas, de mãos dadas, por mais conquistas”.
O I Encontro Municipal das Mulheres do Agro de Matinha reforçou o papel transformador das mulheres no desenvolvimento do setor e consolidou o município como referência no fortalecimento da liderança feminina no agro maranhense