Feira Empreendedor Rural de Coroatá reúne centenas de produtores em programação técnica inédita

Encontro de Produtores Rurais destacou inovação, capacitação e valorização do campo em três dias de atividades

Entre os dias 25 e 27 de setembro, Coroatá recebeu a 2ª Feira Empreendedor Rural, organizada pela Prefeitura Municipal, com o apoio e parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Coroatá e Sistema Faema/Senar. Durante o evento, foi realizado o 1º Encontro de Produtores Rurais, que reuniu produtores, especialistas e instituições parceiras em uma programação diversificada que fortaleceu o agro maranhense.

O encontro foi o grande destaque técnico da edição, realizado no dia 27, e atraiu grande participação, sendo um marco para a troca de experiências e discussão de temas estratégicos, como pecuária sustentável, planejamento de propriedades e inovação para pequenos negócios rurais.

“A realização do 1º Encontro de Produtores Rurais da nossa cidade, com a presença de várias cadeias produtivas, fortalece o produtor e valoriza o homem e a mulher do campo”, destacou Alexandro Carvalho, secretário municipal de Agricultura de Coroatá.

Encontro de Produtores foi o grande destaque da programação técnica.

No Espaço do Produtor Rural, os visitantes acompanharam vitrines tecnológicas de silagem e hidroponia, além de oficina prática sobre a transformação da cana-de-açúcar em cachaça.

“Com as palestras e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), os produtores têm acesso a informações que impactam diretamente em produtividade e renda. Nosso objetivo é transformar a realidade do campo com conhecimento e prática”, afirmou Luiz Figueiredo, superintendente do Senar-MA.

Um dos destaques da programação técnica apresentou um programa que implanta tecnologias que trazem mais sustentabilidade para regiões que sofrem com períodos mais rigorosos de estiagem. O técnico de campo credenciado ao Instituto CNA, Érico Torres, apresentou os resultados das fases 1 e 2 do Projeto Forrageiras para o Semiárido, que oferece variedades mais resistentes ao período seco, e técnicas de manejo que garantem sustentabilidade e rentabilidade a propriedades que atuam na bovinocultura.

Resultados do Projeto Forrageiras para o Semiárido no Maranhão foram apresentados durante o evento

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Coroatá, Francivaldo Cunha, ressaltou que o encontro superou expectativas: “Esse é um evento reservado aos produtores, que marca um passo importante. Esperamos que nos próximos anos possamos realizar encontros ainda mais estruturados e com maior participação”, destacou.

Já o presidente da Faema, Raimundo Coelho, destacou o alcance da iniciativa: “A feira mostra que o campo é lugar de conhecimento, oportunidade e transformação”, disse.

Além da programação técnica, a Feira contou com exposição de animais, feira de agricultura familiar, artesanato, apresentações culturais, leilões e a tradicional 19ª Cavalgada dos Vaqueiros, que reuniu centenas de cavaleiros e encerrou o evento em clima de celebração.