Sistema Faema/Senar capacita dezenas de produtores rurais durante a 52ª Expoimp

Luiz Figueiredo durante palestra no curso de Derivados do Leite

Com um conjunto de ações em favor do produtor rural, o sistema Faema/Senar foi destaque na Expoimp 2022, realizada no período de 02 a 10 de julho, no Parque Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz.

O evento realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural), sistema Faema/Senar e parceiros, movimentou não somente a cidade-sede, como também a região tocantina, tendo em vista ser reconhecida como a maior e mais próspera do estado no que se refere à produção agropecuária e veículo aquecedor da economia do município e adjacências.

Alunos na sala de treinamento durante a Exposição.

Com o tema: “Grandes negócios começam aqui”, a exposição iniciou com a tradicional cavalgada, envolvendo centenas de produtores rurais participantes do movimento do agronegócio.

Suspensa por dois anos consecutivos em função da pandemia do novo Coronavírus, este ano, a Expoimp contou com mais de 360 expositores, cerca 100 stands e 5 mil animais, além de palestras, cursos, 14 atrações musicais no palco principal, tradicionais leilões com exposição e julgamento das melhores raças, 9 no total. Além de torneio leiteiro, rodeio e novos espaços, como Fazendinha Kids e Noite 360 graus (um novo formato de show que reúne artistas populares da cidade).

Supervisor e consultor Michael Douglas no estande do sistema Faema/Senar.

Treinamentos e Palestras

Com um estande voltado para atender o produtor rural e uma equipe de profissionais de grande competência, o sistema Faema/Senar levou a tradicional Oficina de Cachaça, coordenada pela técnica Silvia Almeida e o consultor   Michael Douglas. Sempre atento, o supervisor técnico, recebeu os visitantes e apresentou as ações empreendidas pelo Senar em todo o estado, especialmente aquelas referentes à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Consultoria das ações do sistema Faema/Senar

Cerca de 75 pessoas participaram dos treinamentos ministrados durante a Feira. Produtores, estudantes e profissionais do setor rural, foram em busca das atividades para receber mais conhecimento e tecnologia para aplicar em seus negócios. Durante os nove dias da Expoimp, o Senar ofertou os cursos de Ovinocaprinocultura, Pilotagem e uso de drone nas atividades agropecuárias, Produção de derivados do leite e Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas.

Com uma equipe preparada, o gerente Epitácio Rocha e o coordenador regional Egon Bastos, conduziram as ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), no Parque, com destaque para o seminário sobre o programa AgroNordeste, feito em parceria com o Sebrae.

Visita do presidente do Sindicato de Açailândia, Paulo Lira.

O Encontro incluiu palestras com foco nas temáticas: Contribuição Previdenciária Rural e do Senar sobre a comercialização do Leite, e apresentações dos resultados das ações de (ATeG), na região tocantina.

A iniciativa oportunizou chamar a atenção dos produtores rurais para tópicos de grande importância para o setor produtivo rural, que depende de maiores informações para agilizarem suas políticas de investimentos nos seus empreendimentos no campo.

Estande do Senar, movimentado durante a Feira

O superintendente Luiz Figueiredo também foi palestrante nas ações de capacitação ofertadas pela instituição e acompanhou o trabalho desenvolvido por toda a equipe do sistema Faema/Senar.

“A Expoimp é o maior evento agropecuário do Nordeste e abre sempre novos espaços para o exercício de tecnologias e o uso de ferramentas modernas, como de drone, nas atividades agrossilvipastoris”, destacou o gestor do Senar Maranhão..

Encerramento do curso Derivados do leite

Para o presidente do Sinrural, Afonso Danda, a realização da Expoimp 2022 foi um desafio. Principalmente vindo de um período pós-pandemia onde as nossas ações eram extremamente limitadas.

“Nosso projeto de realizar a Expoimp somente pode ser iniciado após o fim do decreto de encerramento da pandemia, no mês de abril. Então tivemos poucos dias para pôr em prática um projeto dessa magnitude. Com os esforços dos diretores, patrocinadores e associados, foi possível realizarmos uma nova edição da nossa Feira”, disse ele.

O presidente do sistema Faema/Senar, Hilton Coelho e equipe.

Danda ressaltou a parceria com o sistema Faema/Senar, responsável por levar conhecimento e tecnologia ao produtor rural imperatrizense. “Já realizamos juntos, centenas de cursos e de palestras. São parceiros fundamentais na Expoimp”, afirmou o presidente.