SENAR-MA

SENAR Maranhão

Apresentação
É uma instituição vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em nível nacional, e às Federações de Agricultura, em nível estadual. O SENAR é administrado no Estado do Maranhão por um Conselho formado por representantes das classes produtoras, administração central do SENAR, representantes da classe rural e presidido pelo Presidente da FAEMA.

Missão
Desenvolver ações de Formação Profissional Rural – FPR e atividades de Promoção Social – OS, voltados para o “homem rural”, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria de sua qualidade de vida e para o pleno exercício de sua cidadania

Objetivo
Organizar, administrar e executar em todo o território nacional o ensino de formação Profissional Rural – FPR e a Promoção Social – PS do produtor e trabalhador rural e sua família.

Princípio Metodológico
“Aprender a fazer fazendo”
O SENAR estimula a aprendizagem de maneira harmônica mudando a visão do homem sobre si e sobre o mundo em que ele vive.

Público Meta
Os trabalhadores e produtores rurais brasileiros.

Como desenvolve suas ações
Através das parcerias com os Sindicatos Rurais, Bando do Nordeste, Associações Comunitárias, Governo do Estado e Outras Instituições.

 

Diretoria do SENAR

Presidente do Conselho Administrativo
José Hilton Coelho de Sousa

Superintendente
Antonio Luis Batista de Figueiredo

Conselho Administrativo
O Presidente da FAEMA
01 Representante do SENAR – Adm. Central
01 Representnate da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAEMA
02 Representantes das Classes Produtoras

Conselho Fiscal
01 Representante do SENAR – Adm. Central
01 Representante da FAEMA
01 Representante da FETAEMA

 

Legislação

Lei nº 8.315 de 23 de dezembro de 1991
Dispõe sobre criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR nos termos do art. 62 do Ato das Disposições Constitucionais Translitórias.

 

Recursos

Aplicação dos Recursos Arrecadados
Com o pagamento da contribuição SENAR, o Serviço Nacional de Aprendizagem rural – SENAR obtém recuros para desenvolver ações de Formação Profissional Rural – FPR e atividades de Promoção Social – PS, por meio de cursos e treinamentos, seminários, garantindo ao homem do campo maios qualidade de vida, integração na sociedade e pleno exercicio da cidadania.

O papel de arrecadar encontra-se intimamente relacionado ao de orientar. É nesse sentido que o INSS e SENAR desponibilizam aos seus contribuintes o conhecimento dos dispositivos legais, procurando atenuar as dificuldades com que se deparam no cumprimento de suas obrigações, como também, conhecimento de seus direitos para melhor usufruí-los.

Treinamento da Semana